metropoles.com

Enem deste ano registra 9 mil inscritos a menos em relação a 2018

Ainda conforme levantamento feito pelo Inep, 62,7% dos interessados concluíram o ensino médio e 59% são do sexo feminino

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Vestibular
1 de 1 Vestibular - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) demonstram que menos pessoas irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em cursos superiores neste ano. No comparativo com 2018, a quantidade de inscritos caiu 9%, quase 9 mil a menos.

O levantamento ainda revela que a maioria dos candidatos inscritos em 2019 tem idades entre 21 e 30 anos. O valor corresponde a 28,2% do número total de cadastrados, que é de 95 mil estudantes. Os números mostram, ainda, que 60 mil interessados, cerca de 62,7%, já concluíram o ensino médio. O Enem é a principal porta de entrada para as universidades públicas do país.

Ainda de acordo com o instituto, 59% dos candidatos são mulheres: 59.596. As provas do Enem serão aplicadas em 03 e 10 de novembro de 2019, dois domingos consecutivos. No primeiro dia os inscritos responderão às questões de língua portuguesa, redação e ciências humanas. Os testes têm início às 13h30 (horário de Brasília) e duração de cinco horas e 30 minutos. Já no segundo dia, as avaliações serão de ciências da natureza e matemática, com início no mesmo horário e duração de cinco horas.

O resultado do Enem será divulgado posteriormente e os candidatos podem utilizar a nota para se inscreverem em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O desempenho também conta para o ingresso em universidades de Portugal.

Preparação

De olho na preparação dos candidatos, que começa cedo, o Inep divulgou recentemente os espelhos da redação para fins pedagógicos. O material para correção está disponível na Página do Participante do exame.

Com o espelho, os estudantes podem conferir o que erraram e o que acertaram na prova. A correção tem função apenas pedagógica, não é possível interpor recurso. O tema da edição do ano passado foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Na última edição, ao todo, 55 candidatos obtiveram a nota máxima: 1 mil; e 112.559, o equivalente a 2,73% dos candidatos, zeraram a prova de redação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?