metropoles.com

Doe: projeto arrecada mantimentos para famílias afetadas pela pandemia no DF

Ação recebe apoio de entidades e órgãos públicos contra impactos e efeitos da crise social provocada pelo coronavírus nas periferias

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Crianças caminham em rua de terra - Metrópoles
1 de 1 Crianças caminham em rua de terra - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com apoio da Fiocruz e bancos comunitários do Distrito Federal, o projeto Fundo de Resiliência Solidária está arrecadando alimentos, itens de higiene, roupas, entre outros produtos de primeira necessidade para ajudar famílias do DF que estão em extrema pobreza devido à pandemia da Covid-19.

A iniciativa foi lançada em dezembro de 2020. Serão realizadas ações de combate à fome e às desigualdades sociais por meio da concessão de auxílio solidário para essas pessoas e de apoio a empreendimentos sociais e cooperativos que gerem trabalho e renda para promover o desenvolvimento local.

A gestão é realizada pelo Banco Comunitário Estrutural por meio de um Conselho de Governança, formado pelo Movimento de Educação e Cultura da Estrutural (MECE), que é a entidade gestora do banco. Por meio deste conselho será realizada prestação de contas contínuas e divulgação sobre os recursos arrecadados, que neste primeiro momento deve beneficiar oito regiões do DF: Estrutural, Paranoá, Ceilândia, São Sebastião, Santa Maria, Samambaia, Riacho Fundo e Taguatinga.

0

“A solidariedade é a vacina contra a fome e as iniquidades que a Covid-19 acentuou no Brasil. Milhares de brasileiros e brasileiras estão vivendo em situação de miséria, e a empatia e a cooperação são elementos, juntos com a solidariedade, capazes de fazer pelo outro aquilo que o Estado não está dando conta de fazer. O Fundo de Resiliência Solidária está sendo operado com base nesses elementos e pretende fazer um economia popular que contribua para o desenvolvimento local saudável e sustentável”, conta Deuzanir Muniz da Costa, membra do Conselho de Governança do Fundo e representante do MECE.

“O Movimento de Educação e Cultura da Estrutural – Mece – solicita a você, morador ou moradora do DF e do Brasil, apoio com a doação de recurso financeiro, para ajudar a população de muita vulnerabilidade a combater as consequências da Covid-19 no Distrito Federal, por meio do Fundo de Resiliência Solidária”, reforça Deuzanir.

Como ajudar

As doações podem ser realizadas por qualquer pessoa, física ou jurídica. Empresários têm ainda o benefício de abatimento no Imposto de Renda (IR). Elas estão sendo recebidas no Setor Oeste da Estrutural, quadra 01, conjunto 01, casa 54. No entanto, antes deve-se telefonar para (61) 98566-6953.

Para ajudar financeiramente basta realizar pagamento via PIX (chave 24891909000145) ou transferência bancária para a seguinte conta: Caixa Econômica Federal, agência: 0643, C/C: 3535-2, OP 003, CNPJ 24.891.909/0001-45, Banco Comunitário Estrutural/Movimento de Educação e Cultura da Estrutural (MECE).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?