metropoles.com

Distrito Federal recebe 49,9 mil doses de vacinas nesta quinta-feira

Avião da Latam com os imunizantes está previsto para sair de Guarulhos, em São Paulo, nesta tarde e desembarcar em Brasília às 18h

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

O Distrito Federal receberá do Ministério da Saúde 49,9 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (13/5). Um avião da Latam está previsto para sair de Guarulhos, em São Paulo, nesta tarde e desembarcar em Brasília às 18h.

A entrega faz parte do programa Avião Solidário, da Latam. Com a nova remessa, que será transportada entre quinta e sexta-feira (14/5), a companhia aérea terá movimentado gratuitamente pelo país 32,7 milhões de doses dos imunizantes a bordo de 353 voos, desde 18 de janeiro de 2021.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, são 23,5 mil vacinas da AstraZeneca para serem usadas como segunda dose. As outras 26,4 mil são doses da Coronavac, que serão divididas entre D1 e D2, “com indicativo em Nota Técnica do Ministério da Saúde para serem utilizadas no grupo de comorbidades, podendo atender, assim, um público de 11.301 pessoas, pois o restante, conforme também orientação do MS, ficará como reserva para 10% de perda técnica”.

0

 

Vacinação de comorbidades

Dezenas de carros formaram fila no drive-thru do Parque da Cidade para a vacinação contra Covid-19 na manhã desta quinta-feira (13/5). Além do início da imunização de pessoas entre 50 e 54 anos com comorbidades, foi retomada hoje a vacinação de gestantes e puérperas com doenças preexistentes.

O público de 50 a 54 anos com doenças preexistentes começou a agendar a vacinação na quarta. Aqueles que marcaram serão imunizados nesta quinta, em um dos 55 pontos espalhados por todo o DF. As pessoas sem registro recente de atendimento no SUS-DF precisam levar ao posto de vacinação um relatório médico que comprove a comorbidade.

A imunização de gestantes estava suspensa desde terça-feira (11/5) por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do DF suspendeu temporariamente, também, a vacinação das puérperas, na quarta-feira (12/5). Elas podem voltar a ser vacinadas nesta quinta, com o imunizante da Pfizer ou a Coronavac.

Não é necessário agendamento para esse grupo. Basta comparecer a uma das unidades portando documento que comprove a comorbidade. Aquelas que estavam agendadas para terça (11/5) e quarta-feira (12/5) poderão buscar as unidades específicas também a partir desta quinta. A Secretaria de Saúde (SES) reforça que não será possível escolher a marca do imunizante.

Confira os locais de vacinação para as gestantes e puérperas:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?