metropoles.com

Distritais aprovam instalação de elevadores em prédios antigos do DF

Projeto tem como objetivo proporcionar mais conforto para moradores, especialmente a pessoas com idade avançada e problemas de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A proposta de instalação de elevadores nos prédios antigos em todo o Distrito Federal avançou. Nesta terça-feira (29/6), a Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou em 2º turno o projeto de lei autorizando a presença dos equipamentos nos edifícios.

“A situação de acesso aos apartamentos, apenas através de escadas, é extremamente desconfortável, principalmente quando relacionado ao 3º e 4º andar”, argumentou o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), autor do Projeto de Lei nº 998 de 2020. “Estamos falando de inclusão, valorização e conforto dos moradores”, completou.

A Lei nº 3.045, de 2002, autorizou a instalação de elevadores em blocos de habitação coletiva do Cruzeiro Novo. O novo projeto amplia a autorização para prédios antigos instalados em todas as regiões do DF. Qualquer alteração dependerá do aval do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e das concessionárias de serviços públicos.

Segundo o projeto, a instalação dos elevadores deve estar em acordo com os parâmetros arquitetônicos e urbanísticos estabelecidos pela legislação em vigor.

O texto, agora, segue para o governador Ibaneis Rocha (MDB). A proposta poderá ser sancionada ou vetada pelo chefe do Executivo local.

Compartilhar notícia