metropoles.com

UnB recebe congresso internacional sobre povos indígenas

Evento ocorre pela primeira vez no Brasil entre os dias 3 e 5 de julho, no Campus Darcy Ribeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
UnB-campus
1 de 1 UnB-campus - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pesquisadores indígenas e não indígenas de oito países se reúnem, pela primeira vez no Brasil, para debater os desafios comuns dos povos originários da América Latina. O 3º Congresso Internacional dos Povos Indígenas da América Latina ocorre entre esta quarta (03/07/2019) e sexta (05/07/2019), no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Os eventos estão marcados entre as 9h e as 20h e a entrada é gratuita.

O evento científico e multidisciplinar é dedicado a promover diálogos interculturais e uma perspectiva comparativa sobre processos históricos e contemporâneos relativos aos povos indígenas no continente.

A programação inclui mais de 60 simpósios temáticos e 20 atividades integradoras, como rodas de conversa, minicursos, oficinas e mostras artísticas e documentais. Também estão previstas conferências com intelectuais indígenas de diferentes países, entre eles, Ailton Krenak (Brasil), Ketty Marcelo López (Peru), Oscar David Montero de la Rosa (Colômbia) e Sônia Gujajara (Brasil), além de um painel sobre expressões indígenas contemporâneas, com Eliane Potiguara (literatura), Iván Molina Quéchua (audiovisual), Jaider Esbell Makuxi (artes plásticas).

O tema central do 3º CIPIAL é “Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafios comuns”. São esperados mais de 2,5 mil participantes, entre palestrantes, conferencistas e visitantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?