metropoles.com

DF tem 540 mil doses de Coronavac para vacinar crianças e adultos

Segundo o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, não há intenção de comprar doses diretamente, sem depender do governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fotografia colorida de vacina contra covid _ Coronavac _ butantan
1 de 1 Fotografia colorida de vacina contra covid _ Coronavac _ butantan - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde para começar a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, sem comorbidades. Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, a Rede Frio local conta com estoque suficiente do imunizante contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (21/1), o sistema apontou 540 mil doses disponíveis.

“Não há nenhuma intenção de compra de vacina. Somos dependentes do Ministério da Saúde e temos estoque suficiente de Coronavac para iniciar a vacinação de crianças”, afirmou o secretário.

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o uso emergencial desta vacina para o público entre 6 anos e 17, sem comorbidades, na tarde de quinta-feira (20/1).

Ao contrário do DF, outros estados não possuem doses de Coronavac em estoque para ampliar a imunização das crianças. O Consórcio de Governadores do Nordeste enviou, na quinta-feira (20/1),  ofício ao Ministério da Saúde cobrando a “compra urgente” da vacina.

De acordo com o portal InfoSaúde, a Rede Frio local conta com 540.700 doses de Coronavac, 83.500 de Astrazeneca, 4.200 de Janssen, 257.400 de Pfizer e 2.700 de Pfizer infantil. A capital brasileira enfrenta uma nova onda de infecções de Covid-19. A taxa de transmissão bateu a marca de 2,58.

Desde quarta-feira (19/1), com a versão pediátrica Pfizer, o DF vacina crianças de 8 a 11 anos. O imunizante também está disponível para os pequenos com 5 anos ou mais que tenham comorbidade ou deficiência permanente. Até quinta-feira (20/1), houve registro de duas aplicações erradas, mas sem reações adversas.

Conforme a avaliação de especialistas, a vacina não impede a infecção. No entanto, proporciona mais resistência para o paciente, reduzindo as chances dos quadros graves da Covid-19. O DF se prepara para a volta às aulas nas escolas públicas e privadas, com previsão de atividades presenciais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?