metropoles.com

Governadores pedem urgência a Queiroga na compra de Coronavac

Consórcio Nordeste quer que governo compre doses do imunizante para vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação infantil
1 de 1 Vacinação infantil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Consórcio de Governadores do Nordeste enviou, na noite de quinta-feira (20/1), um ofício ao Ministério da Saúde cobrando a “compra urgente” da vacina Coronavac contra a Covid para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.

O ofício, assinado por Paulo Câmara (governador de Pernambuco e presidente do Consórcio Nordeste), foi enviado diretamente ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No documento, o grupo afirma que a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 precisa ser completada de forma “urgente”, diante do avanço da variante Ômicron no país.

Por essa razão, os gestores pedem a compra de mais doses da Coronavac, que teve uso emergencial em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na tarde de quinta-feira.

“Tal medida deve ser tomada em caráter de absoluta urgência, algo absolutamente compatível com as atribuições deste ministério. Fazemos tal pedido como decorrência do compromisso na busca de soluções para a erradicação de tão terrível pandemia. Nessa condição e certo de vossa compreensão, colocamo-nos inteiramente à disposição para a realização de eventuais reuniões ou esclarecimentos”, pontuam os governadores.

Veja o ofício na íntegra:

Oficio 01 2022 Min Saude PC 20jan2022 by Rebeca Borges on Scribd

Compra da vacina

O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de compra de mais doses da Coronavac para o público infantil. No entanto, a pasta ainda não firmou um novo contrato com o Instituto Butantan para fechar um acordo.

Segundo fontes ligadas ao órgão, há 6 milhões de doses da vacina no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos. As unidades devem ser distribuídas aos estados nos próximos dias.

Covid-19: o que se sabe até agora sobre a vacinação de crianças:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?