metropoles.com

Contra surto de gripe aviária, DF suspende por tempo indeterminado eventos com aves

Seagri suspendeu também a criação de aves de qualquer espécie ao ar livre ou com acesso a piquetes sem telas na parte superior

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

Semanas depois de suspender por 90 dias a participação de qualquer espécie de ave em eventos agropecuários, bem como qualquer aglomeração, encontros, torneios e exposição desses animais, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) prorrogou a medida por tempo indeterminado.

A pasta também proibiu o retorno ao DF de aves que participaram de eventos agropecuários em outras unidades da Federação e a criação de qualquer espécie ao ar livre ou com acesso a piquetes sem telas na parte superior. Os detalhes estão na portaria nº31/2023, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (21/6).

A manutenção das medidas tem como objetivo conter o aumento de ocorrências de gripe aviária de alta patogenicidade em países da América do Sul, sobretudo nos que fazem fronteira com o Brasil.

Gripe aviária no país

Até o início da manhã desta quarta-feira (21/6), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que o Brasil registrou 39 casos de gripe aviária de alta patogenicidade, todos em animais silvestres – a maioria da espécie conhecida como trinta-réis-de-bando. Outros 16 possíveis casos ainda são investigados.

Os registros de gripe aviária estão localizados nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. O aumento de casos levou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a declarar, em maio, estado de emergência zoossanitária no país.

O Mapa segue alertando a população para que não recolha aves doentes ou mortas. Nesse caso, a orientação é que os cidadãos acionem o serviço veterinário mais próximo, para evitar que a doença se espalhe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?