metropoles.com

Gripe aviária: morador de Ubatuba que tocou em ave é identificado

Prefeitura de Ubatuba monitora homem que teve contato com ave silvestre contaminada com gripe aviária; foi o 1º foco da doença no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Prefeitura de Ubatuba/Divulgação
Fotografia colorida mostra orla de Ubatuba
1 de 1 Fotografia colorida mostra orla de Ubatuba - Foto: Prefeitura de Ubatuba/Divulgação

São Paulo – A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, informou nesta terça-feira (6/6) que já localizou, identificou e está monitorando o morador da cidade que teve contato com uma ave silvestre diagnosticada com gripe aviária.

Foi o primeiro foco da doença no estado confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A ave silvestre da espécie Thalasseus maximus (trinta-réis-real) foi encontrada debilitada no centro de Ubatuba no último domingo (3/6). Um morador da cidade viu a ave cair e tocou no animal para socorrê-lo. Outros dois homens também teriam ajudado no resgate.

Segundo a prefeitura, o animal morreu com os sintomas suspeitos da gripe. O vírus foi confirmado nessa segunda-feira (5/6) após exame laboratorial.

A Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba informou que as medidas de prevenção já foram instauradas na cidade, inclusive com a identificação e monitoramento das pessoas que tiveram contato com a ave contaminada.

A transmissão da influenza aviária para humanos se dá pelo contato direto ou indireto com aves infectadas ou suas secreções e, até o momento, não há registro de transmissão da doença de pessoa para pessoa.

Ao todo, em todo o país foram confirmados 24 focos em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O aumento de casos levou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a declarar, em maio, estado de emergência zoosanitária no país.

No entanto, destaca o ministério, o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial.

Parque da Água Branca

Desde a semana passada, o Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, está isolando suas cerca de 2 mil aves como medida de prevenção à gripe aviária. Nenhum caso da doença foi registrado no local.

As aves estão sendo transferidas para o Espaço Zootécnico, dentro do próprio parque. Duas áreas, que somam mais de 2.500 m², foram construídas e reformadas para abrigar e garantir o bem-estar das aves. O manejo preventivo é feito por tempo indeterminado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?