DF recebe caminhão “Caneta da Saúde” para orientar sobre o diabetes

A campanha tem como objetivo orientar a população sobre os benefícios da caneta de insulina, tratamento gratuito disponível no SUS

atualizado 18/06/2021 11:34

Divulgação

A partir desta sexta-feira (18/6), um caminhão da campanha “Caneta da Saúde” estará disponível para pacientes com diabetes 1 e 2, que poderão tirar dúvidas sobre canetas de insulina, dispositivo utilizado no tratamento da doença e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O veículo está no estacionamento 10 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, das 8h às 18h até o próximo domingo (20/6).

Considerado um dos dispositivos mais modernos para o tratamento da doença, a caneta preenchida com insulina é uma importante aliada no controle do diabetes. Ela atua reduzindo episódios de hipoglicemia e possíveis hospitalizações decorrentes da enfermidade crônica, que também é um fator de risco para a Covid-19.

Durante a ação, não haverá a distribuição do dispositivo. O objetivo da campanha é informar e educar a população sobre as vantagens do mecanismo, estimulando o uso do recurso que está disponível gratuitamente via SUS.

As principais vantagens da caneta de insulina são:

  • Prática, portátil, discreta e fácil de aplicar fora de casa;
  • Economiza tempo, pois não há necessidade de preparo do frasco de insulina;
  • Mais segura. Já vem preenchida e com seletor de dose para dispensar a quantidade correta de insulina;
  • Mais fácil de usar e, por isso, melhora a aderência ao tratamento, diminuindo picos de glicemia;
  • Gratuita: distribuída pelo SUS para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 preferencialmente acima de 50 anos e menores de 19 anos.

A iniciativa também é voltada para engajar e orientar os profissionais de saúde que atuam no tratamento e acompanhamento da doença, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários e farmacêuticos.

0

Mais lidas
Últimas notícias