metropoles.com

DF já ultrapassou o volume de chuva esperado para o mês de novembro

Previsão é de mais chuva nesta quarta-feira (16/11). O comum é chover 253.8 milímetros no mês. Até ontem, o DF registrou 301mm de chuva

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
mulher com guarda chuva caminha na torre de tv com vista para o Congresso nacional
1 de 1 mulher com guarda chuva caminha na torre de tv com vista para o Congresso nacional - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O brasiliense tem motivos para ficar em alerta. A previsão para esta quarta-feira (16/11) é que novas pancadas de chuva atinjam o Distrito Federal. Nessa terça (15/11), em apenas duas horas choveu o equivalente a seis dias. A quantidade de chuva registrada na cidade nos primeiros 15 dias de novembro já supera a média esperada.

No Sudoeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 104.8mm de chuva somente nessa terça. O Gama atingiu 45.6mm e Brazlândia 21.8mm. O normal é chover 253.8 milímetros no mês. Até essa terça, o DF já havia registrado 301mm de precipitações.

Após temporal, DF tem árvores caídas e ruas cobertas de lama. Veja fotos

“É um mês chuvoso, mas está chovendo mais que o esperado. O que acontece é que vemos mais ocorrências de árvores caídas, enchentes, falta de luz e casas alagadas. Devemos nos preparar para mais tempestades”, explicou a meteorologista Maiane Araújo.

De acordo com o Inmet, as rajadas de vento podem chegar a 100km/h durante tempestade nesta quarta. A temperatura mínima fica em 17ºC e a máxima em 26ºC. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%.

O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para chuvas intensas na capital federal. O aviso vai até as 10h desta quinta-feira (17/11).

Temporal

As intensas rajadas de vento e o grande volume de precipitações dessa terça-feira (15/11) provocaram alagamentos e enxurradas. Em algumas regiões do DF, diversas árvores acabaram arrancadas pela raiz.

Veja imagens 

0

Depois das inundações, pistas e calçadas na Quadra 104 do Noroeste ficaram tomadas pela lama. Nas entrequadras 4 e 5 da Octogonal, duas árvores caídas sobre calçadas fizeram pedestres desviarem o caminho.

Uma árvore derrubada pela força do temporal na 102 Sul deixou comerciantes apreensivos.

Compartilhar notícia