Devoção e fé. Missa de Nossa Senhora Aparecida leva 20 mil à Esplanada

Muitos fiéis foram ao evento com imagens da santa ou vestidos com camisetas com a representação da padroeira do Brasil e de Brasília

atualizado 12/10/2018 20:16

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Cerca de 20 mil católicos se reuniram na Esplanada dos Ministérios para assistirem a missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. A celebração começou às 17h desta sexta-feira (12/10), próximo à Catedral Metropolitana de Brasília, e foi conduzida pelo arcebispo emérito de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno.

Muitos fiéis foram ao evento com imagens da santa ou vestidos com camisetas com a representação da padroeira do Brasil e de Brasília. Nascida no Maranhão, a bióloga Irene Martins comparece à missa há mais de 10 anos para prestigiar o 12 de outubro. “Vivemos um momento muito importante [eleições], por isso, a gente precisa pedir para que Deus nos ajude a tomar a decisão certa”, comenta.

Já o cozinheiro Antônio Pereira dos Santos, 49 anos, afirma que Nossa Senhora o traz proteção. “[Ela] significa tudo para mim, tudo na minha vida. Sempre que posso, compareço. Faço isso há mais de 30 anos. Também vou para a festa do Senhor do Bonfim na Bahia”, diz.

Veja imagens da procissão:

 

A professora aposentada Maria Cleide de Moraes, 76, veio do Ceará para o Distrito Federal há 37 anos. Desde então, só não compareceu a missa de Nossa Senhora Aparecida uma vez. “Ela [a Santa] transmite uma mensagem muito importante na minha vida. Sempre tive devoção. Temos que ter fé que o Brasil irá se tornar um país melhor, independente de partido político”, garante.

0

 

Histórico
A Festa de Nossa Senhora Aparecida é celebrada na Esplanada dos Ministérios desde 1998. Em 2017, cerca de 30 mil pessoas participaram do evento.

Desde 1717, quando a Imagem de Nossa Senhora da Conceição apareceu nas redes de três pescadores, às margens do Rio Paraíba, a devoção à Mãe de Deus sob o título de Virgem Aparecida é cada vez maior, expressando a confiança que o povo brasileiro tem na mediação maternal de Maria junto a seu filho Jesus Cristo.

A devoção tornou-se tão forte em todo o país que, em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil. A partir de então, a Imagem passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul-marinho. O título foi confirmado mais tarde, em 1930, quando o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil. Ao longo desses anos, são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro mediante a intercessão de Maria Santíssima.

Nossa Senhora Aparecida, além de padroeira do Brasil, é padroeira de Brasília. Foi escolhida na época da construção da cidade, uma vez que a devoção à Virgem sintetiza a fé de todas as pessoas que para cá vieram. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica exposta na Catedral de Brasília chegou à cidade no dia 3 de maio de 1957, após ter visitado todas as capitais brasileiras.

Em outubro de 2016, o Papa Francisco decretou o Ano Nacional Mariano. Ao longo do período, as arquidioceses realizaram atividades a fim de vivenciarem o jubileu, manifestando a devoção à padroeira do Brasil. O ano Mariano estendeu-se oficialmente até o dia 11 de outubro de 2017, porém, o encerramento na Arquidiocese de Brasília será no dia 12, com a festa.

Mais lidas
Últimas notícias