metropoles.com

Deputados discutem cobrança em estacionamentos públicos no DF

Enquanto que a oposição criticou a provável implementação da cobrança em estacionamentos públicos, o líder do governo defendeu a ideia

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Estacionamento irregular no Setor Comercial Sul.
1 de 1 Estacionamento irregular no Setor Comercial Sul. - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A regularização da lei para a cobrança pelo uso dos estacionamentos públicos em áreas comerciais e residenciais do Plano Piloto foi tema de debate na sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF (CLDF) nesta terça-feira (22/11). Enquanto a oposição criticou a provável implementação, o líder do governo defendeu a ideia.

O deputado Chico Vigilante (PT), que levou o assunto ao plenário, considerou a proposta inaceitável “em um momento de empobrecimento da classe média”. “A lei que trata do tema é de 2004 e não foi implantada na época devido à revolta da população. Agora, o governo volta com a intenção, mas não há garantias, por exemplo, de responsabilização da concessionária por danos aos veículos”, disse.

Na mesma linha, o deputado Fábio Felix (PSol) disse ser necessário diálogo em torno da matéria. “Sem esse suporte, não dá para aplicar essa proposta hoje”, concluiu.

Já o líder do governo na CLDF, Hermeto (MDB), lembrou a necessidade de rotatividade nos estacionamentos públicos. “Atualmente, muitos deixam o carro o dia todo ocupando uma vaga e impedem os clientes de acessarem as lojas”, exemplificou.

Entenda o projeto

O governador Ibaneis Rocha (MDB) regulamentou a lei complementar que prevê a criação de estacionamentos rotativos pagos em áreas públicas.

O decreto que trata do tema consta na edição desta terça-feira (22/11) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Na prática, o documento abre caminho para início do processo de licitação e implementação do serviço na capital do país.

A ideia é haver cobrança para parar em vagas de áreas públicas, mas os locais, valores e períodos de cobrança serão definidos posteriormente.

À Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) caberá elaborar, processar e executar o previsto no contrato de concessão das áreas mediante licitação, bem como regular, gerenciar e fiscalizar o cumprimento dos termos do documento.

DODF 217 22-11-2022 INTEGRA-3 by Marc Arnoldi on Scribd

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?