Covid também é risco para os pets. Confira dicas para protegê-los

Hospital Veterinário Público (Hvep) oferece tratamento gratuito para animais domésticos e vai ampliar atendimentos no DF

atualizado 04/04/2021 16:14

PetRafaela Felicciano/Metrópoles

A Covid-19 matou uma gata em Caxias do Sul e acendeu a luz de alerta entre os tutores. Não há comprovação cientifica da transmissão entre animais e pessoas, mas especialistas recomendam cuidados, como o distanciamento.

Segundo a infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, Ana Helena Germoglio, cães e gatos estão mais suscetíveis a contrair a Covid-19, mas na maioria dos casos é assintomático ou apresenta sintomas leves.

“Caso os tutores testem positivo para a doença, é aconselhável manter distância do animal porque não sabemos o potencial de transmissão do novo coronavírus”, aconselhou.

De acordo com a veterinária do Hospital Veterinário Público (Hvep) Liandra Dall, os pets podem ser vetores de transmissão da doença por causa da carga viral passada por seus tutores.

Para a veterinária, na hora do lazer, o tutor deve seguir os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e álcool gel e mantenha o distanciamento social, tanto ele quanto do seu pet e de outros animais.

“Ao chegar em casa, é preciso higienizar as patas do animal com água e sabão. Também existem lenços umedecidos próprios, mas também pode usar aqueles que não têm álcool na composição”, completou.

Hospital Veterinário Público

O Hospital Veterinário Público (Hvep) oferece tratamento gratuito para animais de pequeno porte. A unidade fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O perfil no Instagram é @hvepbrasiliadf.

O horário de funcionamento é de 7h30 às 17h, exceto em feriados. A triagem ocorre até às 15h. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a unidade receberá investimentos para ampliar o atendimento.

A unidade atende 50 casos por dia. Com a ampliação, a promessa é tratar 100 situações diariamente. No total, serão investidos, aproximadamente, R$ 2,8 milhões por ano na unidade. (Com informações da Agência Brasília)

Últimas notícias