Cleber Rodrigues Alho professor emérito

Biólogo recebe título de professor emérito da UnB: “Jornada da vida”

Cleber Rodrigues Alho atuou na Universidade de Brasília de 1965 a 1991 e ajudou a consolidar o Departamento de Zoologia

atualizado 04/08/2022 10:43

Cleber Rodrigues Alho professor eméritoRaquel Aviani/Secom UnB

O biólogo, professor e pesquisador Cleber José Rodrigues Alho recebeu o título de professor emérito da Universidade de Brasília (UnB). O docente atuou em pesquisas no campo da helmintologia, especializado em parasitas.

Cleber assumiu o Departamento de Zoologia da universidade entre 1965 e 1991 e atuou nas áreas de ensino de graduação, pós-graduação, administração e pesquisa. Além disso, o docente é responsável pela mobilização de recursos, nas décadas de 1970 e 1980, que permitiram a transformação do Laboratório de Zoologia.

0

“Esse título consagra minha trajetória acadêmica na formação de pessoal na pesquisa científica e na extensão universitária. Quero também expressar minha gratidão à UnB e a tantos colegas que me incentivaram e me apoiaram nesta jornada da vida acadêmica”, disse o professor em seu discurso.

Veja a solenidade:

O pesquisador fez doutorado na área de ecologia na University of North Carolina at Chapel Hill, nos Estados Unidos. Ele assumiu a coordenação do convênio UnB-Finep, que financiou todas as atividades de implementação do programa de pós-graduação em ecologia da UnB por quase 10 anos desde a criação, em 1976.

Cleber esteve na UnB durante a ditadura militar e relembrou o período: “Neste momento, lembro-me somente de aspectos positivos, de incentivo, de entusiasmo, de conquistas, mesmo havendo presenciado instantes de crise e truculência pelas quais [a Universidade] passou, em tempos sombrios e cruéis, diante da perplexidade política intervencionista nos anos 1960, 1970 que motivou a saída de muitos professores da UnB”, pontuou.

Mais lidas
Últimas notícias