Barragem do Paranoá é aberta depois de atingir volume máximo

Chuvas durante a madrugada fizeram os afluentes encherem. Defesa Civil e bombeiros pedem cuidado para a população

atualizado 25/02/2020 13:59

As fortes chuvas no Distrito Federal fizeram com que os afluentes da Barragem do Paranoá se enchessem muito durante a madrugada. Assim, o volume de água do reservatório subiu rapidamente e, por volta das 6h30, atingiu a cota 1.000,60 metros — forma de controle implementada que mede a altura da água em relação ao nível do mar.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informa que, seguindo o regulamento, foi iniciado o procedimento padrão para abertura de comportas da barragem. “A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foram acionados e atuam no local”, diz a nota.

A Defesa Civil também soltou alerta mais cedo sobre a situação: “Alerta de alagamento. Barragem do Paranoá iniciou a abertura das comportas. Volume de água pode subir rapidamente. Por segurança, evite as margens”, diz o texto.

Havia a previsão de acionamento da sirene e abertura das comportas por volta das 9h desta terça-feira (25/02/2020). Somente 10 cm das comportas serão abertas para minimizar o impacto sobre a população ribeirinha.

“Importante ressaltar que o procedimento de abertura pode ocorrer novamente, caso o volume de chuvas nos afluentes que abastecem o Lago Paranoá continue intenso”, segue a nota da CEB.

A situação havia ocorrido anteriormente no dia 7 de fevereiro, também devido às fortes chuvas que atingem a cidade em fevereiro. Por causa disso, a Barragem do Descoberto também atingiu 100% da capacidade e verteu no fim de janeiro.

Últimas notícias