Barragem do Paranoá: Defesa Civil emite alerta de alagamento

Aumentou a abertura das comportas da barragem e o volume de água pode ficar maior. Brasilienses devem evitar circular pelas margens

atualizado 03/03/2020 12:19

Barragem do ParanoáDivulgação/CBMDF

A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu alerta de alagamento na manhã desta terça-feira (03/03). A Barragem do Paranoá aumentou a abertura das comportas. Portanto, o volume de água pode ficar maior. Por isso, o órgão recomenda que os brasilienses evitem circular pelas margens por motivo de segurança. A vazão da barragem, no momento, é de 60 mil litros por segundo.

Reprodução

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), a ação foi tomada após as fortes chuvas dessa segunda (02/03). Duas comportas já estavam abertas, mas uma terceira também precisou de passar pelo procedimento, segundo a empresa, “para que os níveis permaneçam dentro do limite e em conformidade com as normas técnicas”.

As chuvas no DF fizeram com que os afluentes da Barragem do Paranoá enchessem em 25 de fevereiro deste ano. O volume de água do reservatório subiu rapidamente e, por volta das 6h30, atingiu a cota 1.000,60 metros — forma de controle implementada que mede a altura da água em relação ao nível do mar.

A situação havia ocorrido anteriormente no dia 7 de fevereiro, também devido às fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro. Por causa disso, a Barragem do Descoberto também atingiu 100% da capacidade e verteu no fim de janeiro.

Chuvas intensas

Nessa segunda-feira (02/03), um outro aviso foi emitido. A população foi alertada sobre as chuvas fortes pelo sistema de alertas – via SMS – da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

Evitar pontos de alagamento está entre as orientações enviadas. A previsão até a próxima sexta-feira (06/03) é de chuvas intensas no Distrito Federal, com ventos que podem variar entre 60km/h e 100km/h. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Últimas notícias