Após vacinação, internações de idosos acima de 80 anos caem 81% no DF

Este público começou a ser vacinado em 1º/2, mês que somou 38 idosos desta faixa etária em UTIs. Agora, em abril, foram sete internações

atualizado 24/04/2021 13:36

Vacinação de idosos na Asa SulArthur Menescal/ Especial Metrópoles

Entre fevereiro e abril, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou queda de 81% nas internações de idosos com 80 anos ou mais em unidades de terapia intensiva (UTIs) para o tratamento do novo coronavírus. Este grupo começou a ser vacinado contra a Covid-19 em 1º de fevereiro na capital. Naquele mês, 38 pessoas nesta faixa etária ocuparam leitos de UTI na rede pública. Este mês, foram sete.

Em janeiro, quando ainda não havia vacinação contra a Covid-19 para este público, 39 idosos — sendo 22 maiores de 80 anos e 17 entre 75 e 79 anos — estiveram internados em unidades de terapia intensiva. Em fevereiro, com o aumento de casos da doença no DF, o número subiu para 63 — sendo 38 na faixa etária acima dos 80 anos e 25 entre 75 e 79 anos.

Agora, as hospitalizações de idosos com 75 anos ou mais também estão em queda. Estes começaram a ser imunizados em 4 de março. Neste mês de abril, então, já é possível ver a redução.

Até o momento, 26 pessoas com idades acima de 75 anos precisaram de internação em UTI para tratar a Covid-19 em abril. Isso representa uma queda de 51% no comparado a março, quando foram 53 hospitalizações.

Em relação apenas às pessoas com idades entre 75 e 79 anos, foram 19 que precisaram de internação em UTI pública neste mês. Uma redução de 42% em comparação com março, quando houve 33 internados.

“Percebemos claramente a importância da vacinação para o enfrentamento da pandemia, seja no quesito internações hospitalares, seja na redução do número de novos casos e, principalmente, na diminuição de óbitos”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Veja, abaixo, o gráfico:

Queda de casos e mortes

Houve ainda redução de 62% nos registros de novos casos em idosos com 75 anos ou mais, comparando os meses de março e abril de 2021. Quando se refere ao número de óbitos, a queda foi de 87%, considerando o mesmo período.

O Painel Covid-19 informava, até a noite da última quinta-feira (22/4), 1.545 notificações da doença em idosos com 75 anos ou mais no Distrito Federal no mês de março e 590 em abril. Quanto aos óbitos, passou de 338 em março para 44 este mês.

Para o secretário Osnei, a vacinação é um dos fatores mais importantes para essa redução. “Estamos avançando na vacinação à medida que recebemos mais doses do Ministério da Saúde. Esse percentual de queda pode estar associado ao aumento de idosos vacinados, gradativamente, nas últimas semanas. Esperamos que esse número se reduza cada dia mais.”

0

Últimas notícias