São Paulo – A Secretaria de Saúde do município de Serrana (SP) informou, nesta sexta-feira (23/4), que caiu pela metade o número de diagnósticos de Covid-19 na cidade, na comparação entre os dados referentes aos meses de abril e março deste ano.
A cidade, situada na região metropolitana de Ribeirão Preto, é objeto de estudo sobre os impactos da vacinação em massa contra a Covid-19, com a fórmula Coronavac.
Nos primeiros 21 dias de março, foram notificados 331 serranenses diagnosticados com Covid-19. Já nas primeiras três semanas de abril, com o fim da fase de vacinação em massa do Projeto S, o número de diagnósticos caiu para 164, o que equivale a uma diminuição de 50%.
Ainda segundo o órgão municipal, a unidade de pronto atendimento (UPA) da cidade e a Santa Casa de Serrana não registram internação de serranenses por Covid-19 há 26 dias. A fila para tratamento em UTI segue zerada.
O Metrópoles apurou que, no dia 21 de abril, no Hospital Estadual de Serrana, havia 14 moradores internados – sete em enfermaria e sete em UTI. Detalhes sobre essas internações não foram disponibilizados para a imprensa.
Os médicos analisam o histórico dos pacientes, que podem não ter tomado a vacina ou desenvolvido anticorpos antes da exposição ao vírus.
O Projeto S, que consiste em uma investigação científica idealizada e promovida pelo Instituto Butantan, imunizou 27.150 voluntários na cidade de 45.644 habitantes. Junto ao Programa de Imunização, Serrana já tem 65% da população vacinada, tornando-se a cidade recordista em imunização em todo o estado.
O objetivo do Projeto S é estudar como ocorre a imunização contra a Covid-19 na “vida real”, e avaliar a duração deste processo. Os primeiros resultados da pesquisa serão divulgados pelo Instituto Butantan em maio. O estudo segue na cidade até fevereiro de 2022.

A vacinação em Serrana, dentro do Projeto S, começou em 17 de fevereiro de 2021Divulgação / Instituto Butantan

Serrana foi escolhida por ser pequena (tem cerca de 45 mil habitantes)Google Maps

Ela também foi escolhida por causa da alta exposição ao vírus dos serranenses, cerca de 15 mil se expõem ao novo coronavírus ao ir a Ribeirão Preto para estudar e trabalhar; as cidades são muito próximasGoogle Maps

Serrana tem índice alto de infecção ativa pelo novo coronavírus. Parque Bela Fonte, Serrana (SP)Prefeitura Municipal de Serrana

População aderiu à pesquisa que pretende vacinar cerca de 27 mil habitantes. Festa de aniversário da cidade, 6 de abril de 2019Prefeitura de Serrana (SP)

Festa de aniversário de Serrana (SP) em 2019Prefeitura de Serrana (SP)

Cidade conta com um hospital de referência de tratamento de Covid-19, o Hospital Estadual de SerranaFábio Vieira/Metrópoles

A queda de internações, casos e óbitos antecipou as comemorações do aniversário da cidade, que faz 72 anosFábio Vieira/Metrópoles

Embora o Hospital Estadual de Serrana e a Santa Casa da cidade estejam atendendo menos casos graves de Covid entre serranenses, a taxa de ocupação dos hospitais da região continua altaFábio Vieira/Metrópoles

Com a adesão dos serranenses, o Projeto S imunizou quase 100% da população adulta da cidade (dois terços da população geral)Fábio Vieira/Metrópoles