metropoles.com

Anvisa marca reunião com União Química para tratar de autorização da Sputnik V

O encontro deve ocorrer no fim da tarde desta quinta-feira (21/1). A agência ainda não aprovou o imunizante no país por falta de documentos

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Vacinação da Covid no Hran
1 de 1 Vacinação da Covid no Hran - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

Está prevista para as 16h desta quinta-feira (21/1), um encontro de integrantes da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) com representantes da farmacêutica União Química, responsável pela produção da Sputnik V na América Latina. A pauta da reunião será o pedido de uso emergencial do imunizante no país.

A expectativa é que a União Química sane as dúvidas da agência reguladora sobre o imunizante e que ainda entregue documentos que faltam para a liberação. Em 16 de janeiro, a agência informou ter restituído os documentos referentes ao pedido de uso emergencial da vacina no Brasil.

O órgão alegou que a ação se deve à ausência de “requisitos mínimos” para submissão e análise pela agência. Segundo a Anvisa, “não basta o pedido de autorização de estudo clínico da fase 3 estar protocolado para pedir uso emergencial”. “É necessário que tais estudos estejam em andamento no país, além de outras medidas condicionantes já previstas”, pontuou.

“O pedido foi restituído à empresa por não atender aos critérios mínimos, especialmente pela falta de autorização para a condução dos ensaios clínicos fase 3, a condução em andamento no país e questões relativas às boas práticas de fabricação”, ressaltou.

Em 17 de janeiro, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês), informou que enviaria “em breve” os dados adicionais sobre a Sputnik V para buscar a aprovação do uso emergencial da vacina, que será produzida no DF, contra a Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?