metropoles.com

Agente da Polícia Civil do DF aposentado morre vítima da Covid-19

Djair Rezende, 56 anos, estava internado há 30 dias. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), ele não resistiu à doença

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Policial civil aposentado vítima da Covid-19
1 de 1 Policial civil aposentado vítima da Covid-19 - Foto: Divulgação

O agente de polícia aposentado Djair Rezende, 56 anos, morreu vítima da Covid-19, na madrugada desta sexta-feira (16/4), no Distrito Federal. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF). Djair estava internado há 30 dias e não resistiu às complicações da doença.

Segundo nota emitida pelo Sinpol-DF, Rezende, como era conhecido na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foi mais um policial civil que perdeu a batalha contra a Covid-19.

O velório dele está marcado para a tarde desta sexta-feira, a partir das 15h30, no cemitério Campo da Esperança de Planaltina. O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 17h30.

“Consternada, a diretoria do Sinpol-DF manifesta pesar pela partida do colega e expressa solidariedade aos familiares e amigos”, informou o sindicato.

Outras vítimas

No último domingo (11/4), em 24 horas, dois policiais civis da ativa morreram de Covid-19 no DF.

A PCDF realizou, na manhã de segunda-feira (12/4), cortejos fúnebres em homenagem aos agentes que perderam a vida no último fim de semana por complicações causadas pela doença.

Os cortejos ocorreram simultaneamente no Plano Piloto e no Gama, onde os dois policiais civis foram velados e sepultados.

Veja as imagens dos cortejos da PCDF na manhã de segunda-feira:

Carlos Antônio de Oliveira, que atuava na 23ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia, e Everton Gonçalves dos Reis morreram após infecção pelo Sars-Cov-2. Everton era lotado na 20ª DP (Gama).

0

Após assembleia-geral realizada na quarta-feira (14/4), o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) deliberou por cobrar do Executivo distrital a implantação de uma escala de vacinação por idade na Polícia Civil (PCDF). Por se sentirem expostos à Covid-19, os policiais também optaram por reduzir a quantidade de operações e atendimentos nas unidades.

Batizado de Operação Vidas Policiais Importam, o conjunto de ações perdurará até que todo o efetivo da PCDF seja vacinado contra a Covid-19, diz o sindicato. Os policiais civis serão orientados a registrar formalmente o descumprimento das medidas sanitárias nas delegacias. Também será cobrada a distribuição de equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Proteção Coletiva (EPC).

“Os policiais civis não pararam de trabalhar em momento algum. E, justamente por isso, estão se contaminando mais”, afirma Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF.

Vacinação

Em 5 de abril, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação de profissionais das forças de segurança. Na PCDF, há cerca de 4 mil servidores. Segundo a pasta, os primeiros a receber o imunizante serão os servidores atendem ao público nas delegacias do DF.

Em seguida, é a vez dos profissionais lotados no Instituto de Medicina Legal (IML), dos policiais mais idosos e daqueles que apresentam doenças prévias que podem piorar a infecção, como diabetes. Dados da corporação mostram que pelo menos 655 policiais da ativa foram contaminados pelo novo coronavírus.

Compartilhar notícia