metropoles.com

8/1: data que viraria Dia do Patriota no RS é Dia da Democracia no DF

Data quase vira “Dia do Patriota” em Porto Alegre (RS). No DF, Câmara aprovou e governador sancionou 8/1 como “Dia da Democracia”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Tropa de Choque da PMDF durante retirada de manifestantes bolsonaristas do Congresso Nacional após invasão. Confusão generalizada toma conta do prédio após agentes e manifestantes entrarem em confronto em meio à gás - Metrópoles
1 de 1 Tropa de Choque da PMDF durante retirada de manifestantes bolsonaristas do Congresso Nacional após invasão. Confusão generalizada toma conta do prédio após agentes e manifestantes entrarem em confronto em meio à gás - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A polêmica tentativa de transformar a data de 8 de janeiro como “Dia Municipal do Patriota”, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, teve tratamento bem diferente no Distrito Federal. Enquanto a Câmara Municipal da cidade do Sul quis homenagear os responsáveis pela invasão aos prédios públicos de Brasília, a Câmara Legislativa do DF aprovou a inclusão da data no calendário oficial de eventos como o “Dia em Defesa da Democracia“, ressaltando a consolidação do sistema político vigente atacado.

Na capital do país, os deputados distritais apoiaram e o governador sancionou o projeto, de autoria do deputado distrital Gabriel Magno (PT). Somente o deputado Thiago Manzoni (PL) foi contrário à proposta. Já em Porto Alegre, o projeto de lei que propõe o Dia do Patriota foi apresentado em 15 de março pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL) e promulgado pelo presidente da Câmara em 10 de julho.

O texto não fazia menção à manifestação antidemocrática e também não explicava o motivo pelo qual a data foi escolhida. Nesta segunda-feira (28/8), a Casa decidiu revogar a medida. Com a repercussão negativa da data, o presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), convocou, domingo (27/8), uma reunião extraordinária para tratar da revogação da lei que instituiu o Dia do Patriota.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), declarou que a escolha do 8 de janeiro como o Dia do Patriota “afronta os princípios da moralidade, da forma republicana”. A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a lei fosse considerada inconstitucional.

7 imagens
1 de 7

Atentados de 8 de janeiro de 2023, em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou em 21 de julho lei que inclui no calendário oficial de eventos do DF o Dia em Defesa da Democracia, a ser comemorado em 8 de janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?