Médico alerta: chuca em excesso causa irritação e feridas na região anal
A fim de eliminar resíduos na região anal, muitas pessoas fazem a chuca excessivamente. Médico alerta para risco de feridas e irritações

Equivocadamente, muitas pessoas acreditam que, para praticar sexo anal, é necessário eliminar completamente os resíduos por meio da chuca. Quando realizado em excesso, no entanto, esse hábito pode ser extremamente prejudicial para o ânus e para o reto.

Receba no seu email as notícias da coluna Pouca Vergonha
Frequência de envio: Semanal
Ver todasOs riscos
Em entrevista ao Metrópoles, o médico coloproctologista Danilo Munhóz explica que, com o tempo, a lavagem acaba retirando parte da camada natural de proteção e irritando a região, que é muito sensível.
“Com a repetição, podem surgir ressecamento, ardência, pequenas feridas, dor e sangramento. O risco aumenta quando a pessoa faz várias lavagens seguidas, usa muita água ou tenta limpar regiões cada vez mais profundas. Por isso, a chuca não deve ser encarada como uma higiene obrigatória do intestino”, alerta.
Além disso, segundo o especialista, a irritação constante pode provocar feridas que criam um ambiente propício para infecções se desenvolverem. “Isso não significa que a ‘chuca’, sozinha, cause uma infecção. O que sabemos é que uma área com pequenas feridas pode ficar mais vulnerável caso haja contato com algum agente infeccioso durante o sexo”, comenta.
Erros comuns

Danilo acrescenta ainda outros erros comuns associados à prática:
Entre no canal de WhatsApp do Vida e Estilo- Usar sabonete, álcool, produtos perfumados, antissépticos e detergentes.
- Introduzir soluções laxantes no reto.
- Utilizar água muito quente ou grandes quantidades de líquido.
- Inserir o chuveirinho diretamente com pressão elevada ou introduzir a ponta de forma brusca.
Afinal como higienizar?
Para fazer a limpeza de forma segura, o especialista destaca que o melhor método continua sendo a lavagem com água somente na parte externa do ânus.

“Não é necessário lavar o interior do reto para manter uma boa higiene. Se a pessoa decidir fazer uma lavagem interna antes, o ideal é que seja algo ocasional, com pouco líquido, baixa pressão, água limpa e sem produtos químicos”, chama atenção.
Por último, Munhóz reforça que dor intensa e persistente, sangramento frequente, ardência, feridas, inchaço, secreção e quaisquer outras alterações devem ser investigadas profissionalmente. “Não devem ser vistos como uma consequência da higiene ou do sexo. Esses sintomas podem indicar desde uma irritação até outras doenças da região anal”, finaliza.












