metropoles.com

Dia da Menopausa: saiba mais sobre sexo e masturbação nesta fase

Na data que marca mundialmente a conscientização sobre o climatério, a coluna relembra questões importantes da sexualidade após os 50 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Larry Williams/Getty Images
Sexo menopausa
1 de 1 Sexo menopausa - Foto: Larry Williams/Getty Images

O Dia Mundial da Menopausa é celebrado nesta terça-feira (18/10). O declínio natural dos hormônios reprodutivos ocorre com todas as mulheres por volta dos 50 anos. Dentre as muitas coisas que a menopausa pode interferir, está a vida sexual.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, a fisioterapeuta e sexóloga Cátia Damasceno explicou que, neste período, a queda de hormônios pode trazer dificuldades sexuais tanto na parte fisiológica quanto na psicológica.

“Os hormônios das mulheres, de forma geral, estão em queda nesta fase da vida, o que pode trazer ressecamento vaginal e falta de lubrificação. Muitas mulheres não sabem como lidar com essas mudanças, o que acaba dificultando o processo”, disse.

Apesar disso, existem diversos métodos e tratamentos para diminuir os efeitos da menopausa em todas as áreas da vida da mulher, o que pode deixar as coisas ainda melhores que aos 20 anos. Autoconhecimento e mais estabilidade são alguns dos fatores que fazem esta fase ter tanto potencial sexual.

“A vida financeira geralmente já está estabilizada e os filhos já cresceram. Por isso, se tem mais tempo para cuidar do relacionamento e curtir. A mulher costuma estar mais focada em qualidade do que em quantidade e, se for esperta, vai procurar fazer uma reposição hormonal para retardar o envelhecimento corporal e melhorar a libido” completou Cátia.

Sex toys na menopausa

Durante a menopausa, a vida sexual a dois pode ser muito boa, assim como o autoprazer e a constante busca por conhecimento do próprio corpo. Em entrevista anterior à coluna, a psicóloga e especialista em sexualidade do Sexo Sem Dúvida Carolina Freitas garantiu que não existe idade limite para explorar o próprio prazer.

“A nossa sexualidade nasce e morre com a gente. Dentro de cada etapa da vida, em cada fase e cada ciclo, a gente tem novas descobertas, novos prazeres e explorações do corpo. E isso pode ser em qualquer idade, inclusive após os 70, 80”, pontuou.

A vivência sexual e as novas descobertas não só estão liberadas após a menopausa, como são altamente recomendadas. A especialista afirma que uma vida sexual ativa melhora a saúde física e mental.

Sex toys
Sex toys podem (e devem) ser usados no climatério

“Manter o prazer em dia garante benefícios como alívio do estresse, fortalecimento da imunidade, controle de pressão, melhora do sono e do humor e até mesmo o fortalecimento da musculatura da região pélvica”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações