metropoles.com

A dúvida que não quer calar: usar vibrador todo dia faz mal?

Uso regular do acessório tem mais benefícios que possíveis efeitos nocivos. No entanto, é preciso avaliar se item causa dependência

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulher em cima da cama segurando um vibrador
1 de 1 Mulher em cima da cama segurando um vibrador - Foto: Getty Images

Quando o assunto é masturbação, autoconhecimento e sexualidade é quase impossível não falar dos vibradores. Além de serem unanimidade entre ginecologistas e terapeutas sexuais, ele conquistaram a preferências de homens e mulheres com diferentes modelos e funcionalidades. Tão úteis e prazerosos que há quem recorra ao acessório diariamente e se pergunte: – será que faz mal?

 

Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Mayara Cristina de Oliveira, não. “Sempre sugiro o uso do vibrador como uma forma de brincar com o corpo, ficar relaxado durante o sexo. Podemos utilizar este acessório em diversas partes do corpo, com intuito de despertar as sensações, quando houver vontade”, pontua.

O sinal de alerta deve acender quando o excesso gera dependência e alterações na rotina. Isso porque a masturbação, assim como o vibrador libera inúmeros hormônios, entre eles a ocitocina, responsável pela sensação de felicidade e prazer.

Assim, algumas pessoas podem entrar em ciclos de compulsão e acabarem fazendo uso descontrolado de vibradores. Mais do que um vício no vibrador, o problema está em todo o comportamento sexual que deve ser avaliado pelo ginecologista ou terapeuta.

“Não tem nada errado na masturbação. Mas um questionamento que deve ser feito é: se todo excesso esconde uma falta, que espaço estou tentando preencher com a masturbação diária”?

No mais, o uso regular do vibrador tem mais “prós” que possíveis “contras”: estudos demonstram que a prática pode combater males como falta de lubrificação, atrofia vaginal e fraqueza da tonificação do assoalho pélvico.

Portanto, se você se sente bem consigo mesma e seus hábitos sexuais não provocam nenhum tipo de dano, não há problema algum em brincar com o sex toy sempre que desejar. Mas lembre-se de procurar outras formas de prazer e questionar-se caso a sensação esteja condicionada a ele.

Por último, mas não menos importante: para evitar infecções, lave o objeto antes e depois de usá-lo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?