metropoles.com

Zambelli nomeia ex-assessor da adversária Joice Hasselmann

Carla Zambelli deu cargo para ex-servidor de Joice Hasselmann que confirmou pedido para criação de contas falsas e divulgação de fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Carla Zambelli e Joice Hasselmann
1 de 1 Carla Zambelli e Joice Hasselmann - Foto: Reprodução

A deputada Carla Zambelli nomeou em seu gabinete na Câmara o secretário parlamentar Jean Hernani Guimarães Vilela de Sousa. Em 2020, Sousa era servidor do gabinete da então deputada Joice Hasselmann.

Ele foi ouvido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, no âmbito de uma notícia-crime apresentada por Zambelli contra Hasselmann.

A denúncia apontava que Hasselmann teria obrigado servidores a criar perfis falsos nas redes sociais para disseminar fake news contra adversários. Entre esses adversários estaria a própria Carla Zambelli.

Sousa, agora servidor de Zambelli, foi um dos que confirmaram as acusações.

A denúncia era sustentada por áudios supostamente enviados por Hasselmann a seus assessores, pedindo a criação dos perfis. O caso acabou gerando um pedido de abertura de inquérito, no Supremo Tribunal Federal, contra a deputada.

Ela foi acusada de constrangimento ilegal, difamação, falsidade ideológica e associação criminosa.

Zambelli e Hasselmann eram do PSL até o racha que resultou na saída de Bolsonaro do partido. A partir disso, Hasselmann passou a se posicionar contra o governo. Ela negou a criação de perfis fake e classificou a denúncia como “patética e “mentirosa”. 

Em 2019, a ex-deputada também prestou depoimento na CPI das Fake News. Ela denunciou as atividades do chamado “gabinete do ódio” de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?