Paulo Cappelli

EUA conclui em julho relatório que pode acarretar em sanções ao Brasil

Investigação aberta pelo governo dos EUA em julho de 2025 sobre o Pix, tarifas do etanol e desmatamento pode gerar sanções comerciais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Chip Somodevilla/Getty Images
Câmara dos EUA acusa programa de Lula de promover “tráfico de médicos"
1 de 1 Câmara dos EUA acusa programa de Lula de promover “tráfico de médicos" - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

A Representação de Comércio dos Estados Unidos (USTR) prevê concluir em julho o relatório sobre práticas comerciais brasileiras consideradas “desleais” pelo governo Trump e que podem gerar sanções ao Brasil. A investigação foi iniciada em julho de 2025 e por lei a USTR geralmente faz determinações em investigações dentro de 12 meses. Dos seis pontos em análise, três chamam especial atenção: o Pix, a produção de etanol e o aumento do desmatamento ilegal. Tais medidas, avaliam, gerariam desequilíbrio no comércio com os EUA.

As práticas também foram citadas no Relatório de Estimativa Nacional do Comércio dos EUA para 2026, sobre Barreiras ao Comércio Exterior, editado em abril. O documento destinou oito páginas às relações com o Brasil.

EUA conclui em julho relatório que pode acarretar em sanções ao Brasil - destaque galeria
3 imagens
EUA apontam tarifas excessivas de importação do etanol brasileiro
Câmara dos EUA acusa programa de Lula de promover “tráfico de médicos"
Para o governo dis EUA, Pix cria restrições a empresas americanas de pagamentos eletrôncos
1 de 3

Para o governo dis EUA, Pix cria restrições a empresas americanas de pagamentos eletrôncos

Mustafa Hatipoglu/Anadolu via Getty Images
EUA apontam tarifas excessivas de importação do etanol brasileiro
2 de 3

EUA apontam tarifas excessivas de importação do etanol brasileiro

Kebec Nogueira/Metrópoles @kebecfotografo
Câmara dos EUA acusa programa de Lula de promover “tráfico de médicos"
3 de 3

Câmara dos EUA acusa programa de Lula de promover “tráfico de médicos"

Chip Somodevilla/Getty Images

A investigação aberta em 2025 aponta a preocupação norte-americana com relação ao Pix usado no Brasil. O governo dos EUA avalia que o sistema criaria um “ambiente hostil” e prejudica empresas norte-americanas de pagamentos eletrônicos, como a Visa e a Mastercard. Da perspectiva dos EUA, o papel do Banco Central como o dono, operador e regulador do Pix constituiria uma situação desvantajosa para os serviços de pagamento eletrônicos norte-americanos que competem diretamente com o Pix.

Etanol

Outro ponto crucial do relatório trata da produção de etanol anidro no Brasil. O governo dos EUA aponta uma cobrança de tarifas excessivas que virtualmente zeraram as exportações americanas de etanol ao Brasil, que caíram de um valor de US$ 761 milhões em 2018 a US$ 54 milhões em 2024. Em 2024, os EUA foram destino por 47% de todo o etanol anidro exportado pelo Brasil. Segundo o governo Trump, desde 2017 houve um aumento significativo na tarifa de importação.

O volume de desmatamento ilegal também é alvo de investigação da USTR. O governo Trump aponta que o Brasil não consegue aplicar a legislação contra o desmatamento, prática que, segundo o órgão norte-americano, prejudicaria produtores de madeira e agricultores dos EUA.

Seção 301

Os demais pontos levantados pela USTR se referem a falhas na fiscalização anticorrupção no Brasil, com ausência de medidas efetivas; omissão do governo brasileiro na proteção de direitos de propriedade intelectual, atingindo empresas de tecnologia e criatividade norte-americanas; e a suposta aplicação de tarifas mais baixas, pelo Brasil, a países concorrentes, afetando as exportações dos EUA.

O relatório da investigação a ser divulgado pela USTR em julho pode sugerir a adoção de tarifas ou restrições de importação, como a tarifa de 40% imposta por Donald Trump em agosto de 2025 e revertida após negociação com o governo brasileiro. As medidas têm base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, ferramenta usada para defender interesses norte-americanos contra práticas comerciais consideradas injustas ou que restrinjam o comércio com outros países.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?