Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Bolsonaro inicia novo plano para ampliar discurso contra Lula e STF

Ex-presidente quer ampliar alcance internacional após Donald Trump pedir fim de julgamento no Supremo Tribunal Federal

, 18/07/2025 09:45, atualizado 18/07/2025 09:51
Compartilhar notícia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro concederá uma entrevista, nesta sexta-feira (18/7), a um veículo de comunicação dos Estados Unidos. A estratégia faz parte de um movimento para reforçar, no exterior, a narrativa de que é alvo de perseguição política no Brasil por parte do governo Lula e do STF.

A ofensiva internacional ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestar apoio público a Bolsonaro. Aliados aconselharam o ex-mandatário a também aceitar pedidos de entrevistas feitos por veículos da Europa.

Bolsonaro inicia novo plano para ampliar discurso contra Lula e STF - destaque galeria
3 imagens
Presidente Lula
Bolsonaro inicia novo plano para ampliar discurso contra Lula e STF - imagem 3
Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022
1 de 3

Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Presidente Lula
2 de 3

Presidente Lula

Ricardo Stuckert / PR
Bolsonaro inicia novo plano para ampliar discurso contra Lula e STF - imagem 3
3 de 3

Arte Metrópoles

Na quinta-feira (17/7), Trump publicou em sua rede social, a Truth Social, uma mensagem afirmando que Bolsonaro sofre “ataques” de um “sistema injusto” e pediu que o processo penal contra o ex-presidente seja encerrado imediatamente.

Bolsonaro é réu no STF sob a acusação de orquestrar um plano para reverter o resultado das eleições de 2022. Ele alega que golpe de Estado nunca foi cogitado.

Lula critica Trump

Nessa quinta-feira (17/7), o presidente Lula concedeu entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional. Durante a conversa, Lula declarou que Trump não foi eleito para ser “imperador do mundo”.

Lula disse que, se Trump fosse brasileiro, o republicano também estaria sendo julgado pelos atos de invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters