Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

“Sem indícios de risco”, diz Andrei sobre ameaça à Embaixada dos EUA.

Segundo o diretor-geral da corporação, investigadores não encontraram elementos que apontassem para risco efetivo

04/10/2026 13:22, atualizado 04/10/2026 13:33
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
“Sem indícios de risco”, diz Andrei sobre ameaça à Embaixada dos EUA

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou neste domingo (4/10), durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC), que não foram encontrados indícios de risco efetivo à Embaixada dos Estados Unidos após denúncia de ameaça.

Em 1º de outubro, funcionários da Embaixada em Brasília (DF) foram orientados a trabalhar de casa devido a uma suposta ameaça recebida pela representação diplomática.

“Recebemos a comunicação da Embaixada dos Estados Unidos e, como é o nosso dever, atuamos para apurar alguma veracidade daqueles dados que nos foram encaminhados. Cumprimos as medidas judiciais, num processo sigiloso, e, de fato, não comprovamos nenhum elemento concreto que apontasse um risco efetivo para esta Embaixada ou para qualquer outra”, afirmou.

O diretor-geral afirmou que a PF cumpriu mandado de busca e apreensão no âmbito da investigação e que nada foi encontrado. Apesar disso, um inquérito foi instaurado para investigar o caso.

Inteligência da PF apura interferências externas nas eleições

Durante a visita ao centro de segurança, Andrei também falou sobre a denúncia da Advocacia-Geral da União (AGU) acerca de interferências estrangeiras nas eleições brasileiras.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle Pinheiro

No dia 1º de outubro, a AGU informou que acionou a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar suposto financiamento do governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para interferir nas eleições brasileiras e deslegitimar o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nós recebemos de fato uma representação da Advocacia-Geral da União (AGU) sugerindo a apuração de interferência externa nas eleições brasileiras, o que é crime na legislação eleitoral. Isso foi analisado pela nossa área técnica ontem (sábado (3) e encaminhado para a Diretoria de Inteligência, que é quem vai conduzir a investigação”, afirmou.

“Sem indícios de risco”, diz Andrei sobre ameaça à Embaixada dos EUA