Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Operação Sem Desconto: PF faz busca contra Careca do INSS

A operação, deflagrada nesta terça-feira (21/7), foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal

21/07/2026 14:59, atualizado 21/07/2026 16:22
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Operação Sem Desconto: PF faz busca contra Careca do INSS

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (21/7), um mandado de busca e apreensão no Distrito Federal contra o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes (foto em destaque), conhecido como Careca do INSS, durante nova fase da Operação Sem Desconto. A investigação apura um esquema nacional de descontos associativos supostamente realizados sem autorização em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema foi revelado pelo Metrópoles.

Os investigadores apreenderam três carros de luxo em um endereço de Brasília (DF), entre eles um Audi R8 V10 e um BMW M5.

Operação Sem Desconto: PF faz busca contra Careca do INSS - destaque galeria
3 imagens
BMW M5
Um terceiro veículo também foi apreendido
Audi R8 V10
1 de 3

Audi R8 V10

Material cedido ao Metrópoles
BMW M5
2 de 3

BMW M5

Material cedido ao Metrópoles
Um terceiro veículo também foi apreendido
3 de 3

Um terceiro veículo também foi apreendido

Material cedido ao Metrópoles

A medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, segundo a PF, tem como principal objetivo descapitalizar Antônio Carlos Camilo Antunes, apontado pelos investigadores como um dos principais operadores do esquema investigado.

Além da suspeita de participação nas fraudes envolvendo benefícios previdenciários, o Careca do INSS é investigado pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, ocultação de patrimônio e dilapidação de bens.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Mirelle Pinheiro

Em nota enviada à coluna, a defesa de Antônio Carlos afirmou ter comunicado nos autos, em outubro de 2025, a existência de veículos que não haviam sido apreendidos apesar da ordem judicial.

“Na ocasião, de modo a afastar qualquer alegação de dilapidação ou ocultação patrimonial, indicou a localização dos bens e colocou-se à disposição para a sua retirada. Desde então, a defesa reiterou a informação em diversas oportunidades, mantendo os veículos permanentemente à disposição da autoridade policial para apreensão.”

Quem é o Careca do INSS

Antes de ser preso, Antônio Carlos era dono de uma frota de carros de luxo, incluindo modelos das marcas Porsche e BMW, e comandava mais de uma dezena de empresas registradas em seu nome.

Ex-superintendente de marketing de uma gigante do setor de planos de saúde, ele tinha procurações para atuar em nome de entidades que cobram mensalidades associativas de aposentados e obtinha renda por meio de contratos de consultoria e até da prestação de serviços relacionados às redes sociais.

Ao público, apresentava-se como “representante” da indústria farmacêutica nos mercados de saúde suplementar e público. Também afirmava ter comandado, por dois anos, um laboratório que fornecia medicamentos ao Ministério da Saúde.

Antônio Carlos foi preso em setembro de 2025. Atualmente, o lobista está custodiado no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal (DF). Em janeiro deste ano, ele foi transferido para o Bloco V, área destinada à custódia de pessoas que não podem permanecer em contato com o restante da população carcerária, em razão de condições pessoais e da natureza e repercussão dos fatos que levaram à prisão.