Manoela Alcântara

Mendonça segura imagem de Flávio e Vorcaro em julgamento no TSE; entenda

O vice-presidente do TSE, André Mendonça, imprimiu processo sobre suspensão da pesquisa AltasIntel com julgamento iniciado nesta terça

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, segura documento contendo imagens do senador Flávio Bolsonaro (PL) e do empresário Daniel Vorcaro
1 de 1 O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça, segura documento contendo imagens do senador Flávio Bolsonaro (PL) e do empresário Daniel Vorcaro - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, imprimiu processo que trata da suspensão da pesquisa AtlasIntel, que apontou queda de Flávio Bolsonaro (PL) nas intenções de voto.

O levantamento foi publicado em 19 de maio, após a divulgação de conversas entre o senador e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, com pedido para financiamento do filme Dark Horse. Nunes Marques deu uma liminar suspendendo a divulgação da pesquisa por suspeitas de indução ao leitor. 

Durante julgamento de referendo, nesta terça-feira (9/6), o minstro André Mendonça aparece no TSE com as imagens do processo em análise na Corte. No documento impresso e fotografado pelo Metrópoles, Mendonça está na página que mostra imagens de Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, em alusão à conversa que levou à controvérsia da pesquisa. 

Um dos motivos da suspensão foi a apresentação de um vídeo da conversa entre Flávio e Vorcaro aos entrevistados pela pesquisa. Por isso, as imagens dentro do processo impresso por Mendonça.

“Comprometimento da pesquisa”

Na justificativa para a liminar, Nunes Marques ressaltou que, pelos elementos levados ao TSE há “indícios relevantes de comprometimento da metodologia da pesquisa impugnada”.

O ministro ainda ressaltou que o deferimento da tutela de urgência ocorre a fim de resguardar “a lisura do processo eleitoral e assegurar análise mais aprofundada acerca da regularidade do questionário e de critérios para a realização de pesquisas, quando houver indício de manipulação ou lesão à legitimidade do pleito”.

O julgamento começou com o voto de Nunes Marques, mas foi suspenso pelo pedido de vista da ministra Estela Aranha. Ela tem 90 dias para devolver o caso para o presidente pautar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações