metropoles.com

Marketing de Influência e a retomada econômica

“Influenciadores facilitam a comunicação com nichos e consistem em potentes porta-vozes”, diz Danilo Strano, da FKD Influencers

atualizado

Compartilhar notícia

D3sign/ Getty Images
marketing de influência
1 de 1 marketing de influência - Foto: D3sign/ Getty Images

A pandemia que assolou o Brasil e o mundo, nos últimos anos, refletiu diretamente na maneira de se comunicar do indivíduo. Muitos setores foram afetados e o cenário de crise econômica e pandemia mundial fez a economia retroceder em números nunca vistos. Desta forma, novos formatos de comunicação ganharam força mundialmente, com ênfase ao trabalho dos influenciadores digitais.

Nesse contexto, os influenciadores ganharam espaço com o trabalho desenvolvido para nichos específicos e se destacaram, ao se tornarem uma distração, um alívio, para população, com suas lives e conteúdo de entretenimento. Pode-se destacar, por exemplo, canais de baixa renda que começaram a conquistar views com dicas de Economia. Nesse sentido, a influenciadora com maior destaque foi Nathália Rodrigues, do “Nath Finanças”. Com mais de 1,4 milhões de seguidores somados em suas redes, a administradora ensinou milhares de pessoas sobre Educação Financeira.

O Caso de Nath Rodrigues é uma iniciativa que reforça a utilização de influenciadores para potencializar a comunicação com públicos nichados e vitalizar conteúdos sobre a retomada econômica. Uma outra ação que dialoga com nichos específicos é a campanha do Sebrae Nacional, chamada “Empreender Conecta”, que tem utilizado microinfluenciadores regionais para incentivar a criação de conteúdos que falem sobre empreendedorismo para o seu público.

Esse potencial de atingir públicos muito segmentados, com conteúdo direto e na linguagem que o seguidor está acostumado a ouvir é algo que, de fato, pode e está sendo utilizado para comunicar sobre os desafios na vida econômica do cidadão.

O empoderamento dos criadores de conteúdo para falar com os mais diversos públicos é importante para democratizar as redes sociais, fazendo com que o público encontre pessoas, abordando temas de seu cotidiano e interesse, que auxilie o seguidor na sua jornada profissional. Isso certamente impulsiona e fortalece a retomada econômica de forma simplificada.

A cada dia que passa, novas maneiras de se comunicar com o público surgem e as ferramentas de comunicação convencionais, isoladamente, já não suprem o objetivo de dialogar. Com a força das mídias sociais no dia a dia do indivíduo, os especialistas e as grandes empresas nacionais e internacionais renderam-se ao Marketing de Influência, ao reconhecer, que sim, os influenciadores digitais, consistem em potentes porta-vozes, eficazes na tarefa de se comunicar e transmitir uma ideia, com sucesso.

Danilo Strano é sócio-diretor da FKD Influencers e cientista político com especialização em Marketing de Influência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?