metropoles.com

Levantamento mostra os comentários nas redes sociais sobre o BeReal

A startup Orbit Data Science fez uma fotografia atual sobre a rede que é cada vez mais utilizada pelos jovens

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
BeReal
1 de 1 BeReal - Foto: Divulgação

Um estudo recente da Orbit Data Science sobre o que as pessoas estão comentando a respeito do BeReal, rede social que tem ganhado notoriedade, mostrou que, do total de comentários analisados, 70,7% se referem à adesão à rede.

A pesquisa analisou de maneira qualitativa 672 comentários aleatórios feitos no Twitter, YouTube e Instagram citando o BeReal nos últimos seis meses a fim de quantificar a opinião geral sobre o tema. 

Dos 70,7%,  o estudo mostrou que destes 34,6% das pessoas relataram já estarem utilizando regularmente o BeReal, enquanto a manifestação “Comecei/Quero começar a utilizar o BeReal” apareceu com 12,4% de incidência dentro da categoria.

Isso provoca também outro efeito —, ou seja —,  os usuários do BeReal agora esperam que amigos e conhecidos também baixem o aplicativo, o que foi observado nas manifestações. “Procuro conhecidos que usam BeReal”, que representam 20,6% do total da categoria. Ainda dentro de “Uso do App”, pareceres positivos também ganharam destaque, as menções “Gosto do BeReal” e “Incentivo outras pessoas a baixarem o BeReal” representam, respectivamente, 13,2% e 7,6% da categoria.

Já na categoria “Primeiras impressões” foram identificadas percepções primárias, principalmente de pessoas que ainda não usam o aplicativo. Sugerindo otimismo, a tag “Gostei da ideia do app” aparece com 24,4% de incidência na categoria. Por outro lado, algumas pessoas esboçaram medos e objeções sobre o conceito da rede. As manifestações “Minha vida não é interessante para usar o BeReal” e “Sou feio para usar BeReal” mostram o receio quanto a essa exposição mais orgânica, representando respectivamente 24,4% e 19,5% da categoria.

Outro assunto bastante discutido é a dinâmica de postagem do BeReal, característica que mais diferencia a rede das demais. Assim, 10,4% dos comentários foram identificados dentro da categoria “Dinâmica de posts”. A manifestação “BeReal solicitou postagem de foto em momento que eu não gostaria” representa 34,2% da categoria e evidencia que muitos usuários da rede não se adaptaram bem à aleatoriedade do horário da postagem.

Alguns usuários também sentiram falta de registrar momentos mais específicos e relevantes do dia, o que foi confirmado com as manifestações “Queria postar a foto de um momento específico no BeReal” com 22,8% da categoria. Ainda existem casos em que o aplicativo solicita o registro de imagem quando o usuário está no banheiro, numa reunião de trabalho ou em outros momentos inapropriados e inadequados. A tag “BeReal solicitou postagem de foto em momento inadequado” teve 19% de incidência na categoria.

Houve relatos significativos de problemas técnicos enfrentados no aplicativo. “Tive problemas com o funcionamento do aplicativo” aparece em 2,7% do total analisado no levantamento. Dentro da categoria “Problemas técnicos” ainda observa-se muitos usuários relatando mal funcionamento na tentativa de adicionar novos amigos na rede, com a manifestação “Não consigo adicionar amigos no BeReal” representando 26,8% da categoria.

A popularidade do BeReal também foi um assunto abordado. Entre todos os comentários analisados no estudo, 4,7% eram pessoas que alegavam não conhecer a nova rede social, o que representa 58% dentro da categoria. Alguns consideram que há pouca gente utilizando o aplicativo. “Poucas pessoas usam BeReal” representa 9,7% da categoria. Por outro lado, a opinião de que a rede está crescendo em popularidade também aparece na tag “BeReal está ficando popular” e representa 9,7% da categoria “Popularidade”.

A partir da análise do gráfico de evolução, pode-se observar a chegada do aplicativo, bem como o início da popularização dele no Brasil. Até o dia 4 de agosto deste ano, que corresponde a 75% da cronologia do estudo, tinha-se apenas 18% do total das opiniões que diziam “Utilizo BeReal”. As pessoas que comentavam essa opinião, diziam ainda que estavam procurando conhecidos que também utilizavam, e que incentivaram outras pessoas a baixarem o aplicativo.

Com a popularização do app, e o aumento de usuários, diminui a incidência da opinião “Comecei/Quero começar a utilizar BeReal”, e elas se transformam em “Utilizo BeReal”, que teve 82% de incidência nos últimos 25% da cronologia, finalizando o estudo com 24% das opiniões totais. Seguindo a tendência de maior uso do aplicativo, ele começa a ganhar mais destaque, fazendo com que cresça também o número de pessoas que comentam a opinião “Não conheço BeReal”. Além disso, internautas começam a opinar sobre a experiência deles. Neste momento, “Gosto do BeReal”, teve um grande boom de incidência, terminando a pesquisa com 9% das opiniões totais.

 

 

 

Compartilhar notícia