metropoles.com

Influencers e flawsome: ponte sólida entre marcas e consumidores

“Conteúdos interativos têm promovido duas vezes mais engajamento e 3,2 vezes mais leads”, avalia Ula Amaral da Fábrica de Startups

atualizado

Compartilhar notícia

Tom Werner/Getty Images
Produção de conteúdo
1 de 1 Produção de conteúdo - Foto: Tom Werner/Getty Images

Não é segredo que os criadores de conteúdo digital construíram uma ponte sólida de confiança entre marcas e consumidores, sendo a aposta da vez das empresas que desejam criar vínculos com os consumidores. Na prática, os conteúdos interativos têm promovido duas vezes mais engajamento e 3,2 vezes mais leads.

Segundo levantamento da CB Insights, plataforma global de análise de negócios e bancos de dados, no ano passado, foram movimentados US$ 1,3 bilhão no setor de economy creator (criadores de conteúdos digitais), ou seja, um crescimento de 30% em relação a 2020. E para este ano, a previsão é que o Marketing de Influência junto aos criadores de conteúdo digital movimentem US$ 15 bilhões em todo o mundo.

É um cenário que traz grandes expectativas para os profissionais envolvidos na área. Em todo o mundo, cerca de 50 milhões de pessoas se consideram influenciadores. Entre elas, há comunidades que possuem entre 1 mil e 10 mil seguidores. Chamados de micro e nano influencers possuem uma alta taxa de engajamento por promoverem uma experiência autêntica e mais próxima da realidade do público, algo que nós empresas precisamos recuperar. Nesse contexto, um conceito atemporal é bem-vindo: o flawsome.

Mesmo após tantas mudanças na forma de consumo, o “defeito+fantástico”, flawsome, ou seja, quando mostramos para os clientes que erramos e assumimos a responsabilidade de solucionar o problema, ainda é necessário. Isso porque apresentamos um aspecto real do nosso negócio e nos aproximamos do cliente, sem a necessidade de um intermediário constante.

Um bom exemplo disso é a Domino ‘s, que há alguns anos, lançou uma campanha afirmando que não era perfeita. Após ficarem em último lugar no teste de sabor nacional, a empresa apostou na estratégia para mostrar os bastidores da rede.

Na época, utilizaram imagens de pizzas reais e prometeram aos consumidores que iam melhorar. Para solucionar o problema, a marca realizou uma série de inserções em outdoors na Times Square mostrando as melhorias, demonstrando sensibilidade e atenção à experiência do cliente, que naquele momento era o problema mais urgente. Após resolverem os problemas, as ações da empresa subiram 110% na bolsa de valores, além de crescer na confiança do consumidor, algo que é imprescindível. Afinal, o cliente é uma parte fundamental para o sucesso do negócio.

Iniciativas como a da Domino ‘s fazem a marca ser inovadora e real, não por trazer novos conceitos, mas por mostrar a realidade.

Ula Amaral, CMO e CO-founder da Fábrica de Startups.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?