Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

Assessoria de imprensa: importância deste trabalho para o seu negócio

Gabriella Collodetti, da Proativa Comunicação, escreve artigo sobre uma das principais e mais estratégicas áreas da comunicação hoje

atualizado 01/09/2021 19:22

Assessoria de imprensa

Quem não é visto, não é lembrado. Este ditado, bastante utilizado por profissionais de marketing, reforça a necessidade das marcas se posicionarem dentro da área em que atuam. Hoje em dia, não adianta oferecer um produto sem uma estratégia para divulgá-lo.

É preciso levar em consideração que o mercado se torna mais competitivo a cada amanhecer. Portanto, há sempre a possibilidade da sua ideia já ter sido colocada em prática por outra pessoa. Por isso, somada à concorrência que só cresce, é preciso pensar adiante.

Neste sentido, a Assessoria de Imprensa entra em cena como uma grande aliada para promover o crescimento empresarial de um negócio. Entretanto, é comum que as empresas busquem esse recurso apenas no momento de sanar uma crise interna e/ou externa.

Não há problema algum recorrer a profissionais deste meio para enfrentar problemas subjacentes à Comunicação. Na verdade, um dos trabalhos do assessor envolve, de fato, gestão de situações atípicas, como a crise de imagem.

Porém, não adianta implementar um serviço deste porte sem compreender a importância da estruturação da Comunicação como um todo dentro de uma empresa. Muitas vezes, com o trabalho já presente em uma instituição, é possível minimizar ou até mesmo extinguir problemas a longo prazo.

Isso porque, na prática, o assessor contratado, que está presente diariamente com as ações da marca, busca posicioná-la como uma referência na área de forma correta e transparente. Então, a partir deste objetivo, são arquitetados projetos capazes de alavancar o negócio e, ao mesmo tempo, protegê-lo de situações negativas.

O serviço de Assessoria de Imprensa vai além da divulgação para jornais, revistas, rádios e programas de televisão. Quando falamos de Comunicação, devemos olhar as suas ramificações. É preciso, por exemplo, compreender para quem a empresa se dirige quando busca apresentar o seu produto.

Hoje em dia, escrever não é um diferencial. Todos sabem divulgar, de um jeito ou de outro, o próprio negócio. Além de tudo, as redes sociais estão abertas para todo e qualquer público. Então, não é difícil uma empresa buscar o “caminho das pedras” para conseguir o seu espaço dentro do mercado.

O que é delicado e complicado, na verdade, é a forma como isso será feito. Por esta razão, os assessores são necessários e fundamentais no momento em que a busca pelo crescimento é priorizada. O papel desses profissionais está atualizado com as tendências do mundo que, por sua vez, está cada vez mais conectado e em expansão.

Para exemplificar, podemos considerar a fala de Adam Mosseri, empresário e head do Instagram. Recentemente, o chefe da plataforma destacou que o aplicativo não se limita mais apenas ao compartilhamento de fotos – o que era a premissa inicial da rede quando surgiu há mais de uma década.

Agora, com os stories e reels, o aplicativo se tornou mais dinâmico. Fora que já faz um bom tempo que as publicações não são entregues da mesma forma para os seguidores de uma conta. Os algoritmos – tão polêmicos e temidos por muitos – se tornaram inimigos de quem não se mostra presente e consciente no mundo digital.

Novamente, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” se mostra eficiente para descrever a forma como o universo profissional tem evoluído. Os assessores, que vivem conectados, estão cientes disso. E, por tal razão, buscaram compreender as nuances dessas modificações que, apesar de tão singelas, trouxeram um impacto extremo para inúmeros empresários.

GabriellaO assessor é, portanto, um aliado. Ele fortalecerá o seu objetivo e trabalhará de acordo com o compasso das atualidades. Se ainda há dúvidas sobre a importância dele, reitero: a Comunicação é fundamental para todo e qualquer negócio. Saber explorá-la com alguém da área dá a possibilidade de uma empresa sair na frente e se destacar em primeiro lugar.

Gabriella Collodetti é jornalista, assessora de imprensa na Proativa Comunicação e estudante da área de Marketing

Últimas notícias