Tudo o que rola no universo dos famosos e da televisão, sob o olhar atento de Leo Dias e equipe.

Internação de Joelma: especialista explica causas do inchaço no rosto

Cantora foi internada nesta terça-feira (7/6) no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, para tratar o caso

atualizado 08/06/2022 15:52

Reprodução/Instagram

O inchaço no rosto de Joelma tem assustado fãs e pessoas próximas a ela. Na manhã desta quarta-feira (8/6), a coluna LeoDias noticiou em primeira mão a internação da cantora para tratar o caso que, segundo a própria artista, isso decorre de uma sequela da Covid. A medicina explica que é muito difícil casos de inchaço apenas no rosto; quando isso acontece, o corpo também é afetado, como as pernas, por exemplo.

Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião na Hospital Israelita Albert Einstein, deu maiores detalhes sobre o que de fato é anasarca e edema, forma como são chamados os acúmulos de líquido na região do rosto ou corpo.

0

Para todo paciente que tem ou teve Covid, existem vários tratamentos, entre eles o anticoagulante e, eventualmente, o uso de corticoide. O corticoide é um anti-inflamatório potente, de ação sistêmica, que tem um efeito muito bom, mas também efeitos colaterais: ele pode desencadear diabetes, pode levar a uma retenção de sódio no organismo e, consequentemente, a acumular água em todo o organismo, ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar, porque a água acumula devido à retenção pelo rim”, pontua ele.

Inchaço em todo o corpo

“Se o inchaço pega todo o corpo, nós damos o nome de anasarca. Nem sempre é um edema ou inchaço localizado, pode ter inchaço só nas pernas, mas é difícil ter inchaço só na face. Acontece na face quando ocorre em todo corpo, o que nós chamamos de fácies de lua cheia ou fácies cuncircóide, que é consequência dos efeitos colaterias do corticoide, entre eles o decadron”, faz ele a ressalva.

Joelma comentou sobre inchaço no rosto nos últimos shows

Dias antes de uma entrevista exclusiva ao titular desta coluna e da gravação do seu mais novo DVD em Manaus, Joelma revelou que havia testado positivo para a doença pela quarta vez. Os remédios, por sua vez, lhe causaram esse inchaço incomum, principalmente no rosto.

Em seus shows mais recentes, a cantora fez alguns desabafos. “Com sequela ou sem sequela, eu vim aqui fazer essa turnê. Obrigado pelas orações de todos os meus fã-clubes. Obrigado, meus amores. É, galera, é a quarta vez que pego Covid. E toda vez que eu pego, voltam as sequelas todas de novo. E a principal é o inchaço. Não sei quem está passando por isso, mas tem muita gente passando. Não sou só eu. Tem muita gente que perdeu seus entes queridos, mas estar de pé é o que importa”, declarou.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Mais lidas
Últimas notícias