Tudo o que rola no universo dos famosos e da televisão, sob o olhar atento de Leo Dias e equipe.

Especialista explica novo quadro de saúde de Joelma

Cantora foi diagnosticada com gastrite e esofagite nessa quinta-feira (9/6), após internação

atualizado 10/06/2022 13:33

Na última quarta-feira (8/6), a coluna LeoDias revelou com exclusividade que Joelma havia sido internada após desenvolver anasarca e edema, sequelas da infecção por Covid-19. Nessa quinta-feira (9/6), o Hospital São Luiz Itaim, onde está internada, informou, via nota oficial, que a cantora também sofre de gastrite e esofagite. Para entender melhor o atual quadro clínico da cantora e saber sua relação com as sequelas da Covid, a coluna LeoDias conversou com Thomas Szego, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Possível relação com a Covid

Uma das possíveis respostas para o atual quadro que se desenvolve no estômago da cantora pode ter relação com a Covid, que Joelma já teve quatro vezes. Segundo o médico, alguns pacientes que são infectados pelo vírus acabam desenvolvendo uma certa sensibilidade na região: “Eles podem desenvolver uma sensibilidade gástrica que, com medicamento, é possível de se tratar.”

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

 

Por outro lado, o médico ressalta que a esofagite é quadro mais específico, que pode ter outras causas: “É uma inflamação do esôfago que pode ser decorrente de vários fatores. O mais comum é a esofagite de refluxo, quando a pessoa tem refluxo do estômago com o esôfago, com o ácido gástrico agredindo o esôfago. É a mais comum e não tem relação com a Covid“. 

Tratamentos

Thomas Szego deixa claro que, antes de tratar a esofagite, é necessário descobrir a causa: “Da mesma maneira que não tem essa relação com a Covid, tem que saber, antes de iniciar o tratamento, a causa da esofagite. Se é uma esofagite de refluxo, a gente usa medicamentos para reduzir a secreção ácida do estômago, como omeprazol ou semelhantes. Esses tratamentos, na maioria dos pacientes, têm o controle do quadro da esofagite de refluxo. No entanto, mesmo sendo raro, há outras causas para esofagite, e, para isso, é necessário determinar as causas e adaptar o tratamento”. 

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Mais lidas
Últimas notícias