Tudo o que rola no universo dos famosos e da televisão, sob o olhar atento de Leo Dias e equipe.

Brasileiro acusa estrela britânica Adele de plágio

Compositor mineiro alega que Mulheres, consagrada por Martinho da Vila, foi plagiada pela artista na faixa Million Years Ago

atualizado 10/09/2021 15:22

Jason LaVeris/FilmMagic/Getty Images

Uma bomba explodiu na internet nesta sexta-feira (10/9) e essa é das grandes. Segundo a revista Veja, o músico mineiro, radicado no Rio de Janeiro, Toninho Geraes, compositor requisitado no mundo do samba e do pagode, está colhendo provas para mover ação por plágio contra a estrela britânica Adele. A canção copiada seria Mulheres, consagrada na voz de Martinho da Vila. O processo deve chegar à Justiça britânica daqui a um mês.

Geraes afirma que a canção foi plagiada por Adele na faixa Million Years Ago, do álbum 25, lançado em 2015. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, revelou o compositor à publicação.

0

Duas notificações extrajudiciais foram enviadas em maio a Adele, a Greg Kurstin (coautor da canção e seu produtor), à gravadora XL Recordings/Beggars Group e ao grupo Sony Music. No documento, os advogados de Geraes garantem que, além da linha melódica, a artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução” e as reproduziram no início, refrão e final de Million Years Ago.

Entre trechos idênticos, substancialmente semelhantes e “imitativos”, as notificações contabilizam 88 compassos com indícios de cópia, somando três minutos e dois segundos, o que equivale a 87% da canção.

Veja

Repercussão 

No Twitter, o assunto já provocou muitos comentários e o nome de Martinho da Vila foi parar nos Trending Topics.. O perfil @MarcoRabanne, por exemplo, compartilhou até um mashup em que o sambista faz dueto com a diva britânica. E escreveu: “Adele plagiando? Pensei: “O compositor está querendo aparecer”. Mudei de opinião quando ouvi esse mashup”.

“Que isso, dona Adele… Logo você?”, disse Rodrigo Santiago. “Olha aí, velho. Sempre que escutava, vinha na cabeça: “Essa melodia eu já ouvi em algum lugar””, falou Thays Mayo. “Mano, estou em choque porque é muito igual”, declarou Lua. “Sempre disse isso! Já tinha falado pra várias pessoas que parece demais! Por isso amo Million Years Ago!”, declarou Dóris.

“Faz tempo que os gringos (especialmente produtores EUA e UK) pegam melodias de artistas de outros países e “criam hits”. Lembram do Rod Stewart plagiando Ben Jor? Martinho tá certíssimo!”, emendou o perfil É o mundo que anda hostil.

Para quem não sabe, em 1970, um caso de plágio levou Rod Stewart e Jorge Ben Jor aos tribunais e se tornou o mais emblemático envolvendo um brasileiro. Stewart admitiu ter se apropriado de um refrão de Benjor, mas os dois entraram em acordo e o brasileiro exigiu que os direitos autorais da canção copiada fossem doados por Stewart.

Mais lidas
Últimas notícias