metropoles.com

“Não está fácil”, diz gestor de hospital do SUS sobre recorde de mortes

Paulo Taitson preside a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, e fez desabafo a colegas em grupo de WhatsApp

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Internet
Fundação São Francisco
1 de 1 Fundação São Francisco - Foto: Reprodução / Internet

Presidente da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (HSSFA) – considerado o 20º maior hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) do país –, o pós-doutor Paulo Taitson fez um desabafo, na noite desta quarta-feira (16/6), após o Brasil alcançar novo recorde de mortos diários pela Covid-19. A unidade funciona em Belo Horizonte (MG).

O mais recente boletim registrou 2.997 mortes nas últimas 24 horas por complicações do novo coronavírus. Com a divulgação oficial dos números, o gestor voluntário encaminhou uma mensagem em grupo de WhatsApp para colegas. Na gravação, além de falar sobre as dificuldades, comentou sobre a velocidade do uso de insumos hospitalares vitais para pacientes infectados pela doença.

“Confesso que não está nada fácil. Olha esses números aí em cima. Toda hora é isso e aí fica tudo lotado. Fica difícil conseguir remanejamento de leitos. Os hospitais não estão rodando. Está difícil dar alta. A pressão está muito grande e a manutenção dos insumos por apenas 15 dias, na média em todo o Brasil, sendo que o ideal seria uns 30, no mínimo. Força! Vamos lá”, gravou.

Na unidade hospitalar filantrópica, há 100% de lotação para leitos de Covid-19, tanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quanto de enfermaria. Atualmente, mais de 30 pessoas aguardam na regulação da capital de Minas Gerais a liberação de uma vaga na rede pública para tratar a doença.

Ouça o áudio:

Mortes no país

As quase três mil mortes foram notificadas apenas de ontem até hoje. Com relação à média móvel, índice extraído com base nos últimos 15 dias, o Brasil registrou 2.025 óbitos por Covid-19.

Desde o dia 10 de maio, o indicador não ultrapassava a marca de 2 mil. Em comparação com o verificado há 14 dias, houve variação de 11,5%, sinalizando uma estabilidade nas alturas nas mortes confirmadas.

Em Belo Horizonte, houve registro de 30 mortes pela doença nas últimas 24 horas, uma queda com relação à média móvel divulgada na terça-feira (15/6), quando foram notificadas 50 óbitos pelo Sars-Cov-2.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?