Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Tênis “feio” inspira criação da Sneakerhead, nova bolsa da Balenciaga

Após o lançamento, artista acusa a marca de copiar suas peças feitas por meio de upcycling

atualizado 13/05/2021 15:08

Nova bolsa balenciagaBalenciaga/Divulgação

A febre dos ugly shoes (calçados feios, em tradução livre) ganhou versões extravagantes no modelo Triple, assinado pela Balenciaga. A casa de moda espanhola apresentou, recentemente, uma bolsa inspirada no tênis, feita 100% em poliéster e com direito a cadarços. Entretanto, o acessório tem similaridades com produtos feitos por meio de upcycling pela designer Sarah Elise, que usou as redes sociais para comparar suas criações com o lançamento da grife.

Vem ver!

Giphy/Balenciaga/Divulgação

Resgatado dos anos 1990, o modelo de tênis, antigamente flagrado nos pés dos pais ou avós, traz conforto e novas propostas a cada lançamento. Na Balenciaga, não poderia ser diferente. O dad sneaker integra o portfólio da label como um item clássico.

Batizado de SneakerHead, o recente lançamento da etiqueta aposta em uma transformação nesse item, muito presente no setor de luxo. Sob a direção criativa de Demma Gvasalia, o lançamento é confeccionado em couro sintético e chega as prateleiras da grife em três versões: duas bolsas, em tamanho médio e pequeno; e uma capinha de celular com alça transversal.

Todos apresentam fechamento por imã, adornado com o logotipo em B, da Balenciaga. A estética desconstruída é entregue pelo visual de um tênis que aparenta ter sido costurado em outras proporções, imitando as técnicas de bricolagem que alguns designers têm apostado.

Nova bolsa balenciaga
A Balenciaga lançou a bolsa Sneakerhead

 

Nova bolsa balenciaga
A novidade chega em dois tamanhos: médio e pequeno

 

Nova bolsa balenciaga
E em uma versão porta-celular

 

Nova bolsa balenciaga
Os acessórios acompanham alça removível

 

Nova bolsa balenciaga
A silhueta tem um quê de Dior

 

Nova bolsa balenciaga
O design é inspirado no modelo de tênis Triple

 

Após o lançamento, a Balenciaga foi acusada de copiar peças feitas no esquema de upcycling. Quem apontou o suposto plágio foi Sarah Elise, que comanda uma marca homônima de acessórios. Em uma publicação no Instagram, a profissional fez um desabafo.

“Em 14 de outubro de 2019, eu criei meu primeiro scketch de conceito da minha Sneaker Bag. Por favor, não vamos deixar que grandes corporações passem por cima dos pequenos trabalhadores árduos, designers apaixonados e donos de pequenos negócios”, legendou.

Além dela, outros artistas expõem, nas redes sociais, criações feitas a partir de técnicas manuais e que reinventam peças de moda que seriam descartadas. Um exemplo é a conta @gracipeps, que descosturou um par de tênis Triple X, da Balenciaga, e criou um top com os retalhos.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias