Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Olimpíada de Tóquio: veja 6 atletas que já lançaram collabs de moda

Na véspera da abertura oficial dos jogos, conheça as investidas de nomes como Naomi Osaka e Kevin Durant no segmento fashion

atualizado 17/08/2021 16:56

Naomi OsakaNicolas Ghesquière/Louis Vuitton/Divulgação

Adiados para este ano por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 começam oficialmente nesta sexta-feira (23/7). O evento, que inclui competidores de mais de 200 países, está ocorrendo sem público presencial e se encerrará em 8 de agosto. Antes mesmo da cerimônia de abertura, algumas partidas de categorias como softbol e futebol já foram realizadas. Dentre os milhares de atletas que disputarão esta Olimpíada, a coluna listou seis que assinaram coleções de moda nos últimos anos.

Vem saber mais!

@wta/Giphy/Reprodução

Naomi Osaka, com várias marcas

A tenista japonesa de 23 anos, vencedora de quatro títulos Grand Slam, faz sucesso nas quadras e fora delas, incluindo parcerias com grandes marcas de moda. Aliás, essa é uma de suas paixões desde criança, como revelou à Marie Claire Argentina. Embaixadora da Louis Vuitton desde o começo deste ano, a jovem já lançou peças esportivas em colaboração com a Nike, celebrando suas raízes americanas, haitianas e japonesas.

Outras parcerias de moda de Osaka incluem uma collab entre ela e a Nike com a grife japonesa Comme des Garçons, para um modelo do tênis Nike Blazer; peças da coleção de outono/inverno 2020 da marca Adeam, inspiradas na herança japonesa da tenista; bolsas com a label escocesa Strathberry; e duas coleções de moda praia com a marca Frankies Bikini.

A próxima collab de Naomi Osaka, anunciada pelo New York Times em maio, é sua primeira coleção-cápsula com a Levi’s, marca da qual ela já havia participado de campanhas. Segundo a Nylon, o lançamento foca em peças feitas de jeans, incluindo espartilhos, shorts com franjas, quimonos e cinto. Vale destacar que, em setembro, ela será coanfitriã da próxima edição do Met Gala, um dos eventos de moda mais aguardados do ano.

Naomi Osaka
A tenista japonesa Naomi Osaka tem 23 anos e já venceu quatro Grand Slams

 

Naomi Osaka vestindo peças de sua collab com a Nike
Nesta foto, ela veste peças estampadas de sua collab com a Nike

 

Naomi Osaka vestindo maiô de sua collab com a Frankies Bikinis
Mais recentemente, colaborou com a marca de peças de banho Frankies Bikinis

 

Naomi Osaka na campanha SS21 da Louis Vuitton
Em janeiro, foi anunciada como embaixadora da Louis Vuitton

 

Kevin Durant, com a Nike

O jogador de basquete Kevin Durant, de 32 anos, é a maior estrela da seleção de basquete masculino dos EUA (apelidada de “Dream Team”). Esteve nos jogos de 2012 e 2016, e está de volta para a edição em Tóquio. Na NBA, atualmente, ele joga pelo time Brooklyn Nets. Como vários jogadores de basquete ao longo da história, ele ganhou a própria linha de tênis em parceria com uma grande marca esportiva, aos 20 anos. Nesse caso, com a Nike, sua patrocinadora desde 2007.

A linha do jogador com a marca, Nike KD (originalmente Nike Zoom KD), teve o primeiro modelo lançado em julho de 2009 e ganhou mais 13 versões diferentes desde então; cada uma delas com uma série de variações de cores, as chamadas colorways. O KD 14, lançado em abril deste ano, trouxe um sneaker com cadarço, detalhe que os tênis assinados por Durant dispensavam desde o KD17. O designer Leo Chang é responsável por projetar as peças da linha.

Para este ano, Durant colaborou com o designer e amigo de infância Devonte Young, fundador da marca de streetwear Enspire, em duas colorways do modelo KD 13. A primeira collab havia sido em 2019, quando criaram uma coleção exclusiva do KD 12.

Kevin Durant
Kevin Durant, de 32 anos, é o principal nome da seleção masculina de basquete dos EUA nestes jogos

 

Kevin Durant com o tênis Nike KD10
Aqui, ele calça o tênis Nike KD 10, de sua linha de sneakers com a marca esportiva

 

Tênis Nike KD13 Venom, em parceria com a marca de streetwear Enspire
Este é o Nike KD 13 Venom, colorway criado em parceria com a marca de streetwear Enspire

 

Tênis Nike KD14
Em abril, ele lançou o modelo Nike KD 14

 

Masahiro Tanaka, com a Mizuno

Em abril do ano passado, a marca esportiva japonesa Mizuno lançou uma versão do tênis Mondo Control em parceria com o também japonês Masahiro Tanaka, jogador de beisebol. O esportista de 32 anos compôs o time New York Yankees ao longo de sete anos e retornou ao país de origem no início de 2021, onde agora joga pelo Tohaku Rakuten Golden Eagles.

O tênis assinado por ele para a Mizuno tem logotipos coloridos personalizáveis (destacáveis por meio de velcro) e foi pensado para manter qualidades como conforto, suporte e durabilidade. Entre os materiais, estão malha, couro, borracha e neoprene. Na parte traseira, carrega as letras MTXIX (pé esquerdo) e um desenho da silhueta de Tanaka (pé direito).

Masahiro Tanaka
O japonês Masahiro Tanaka joga beisebol, esporte que está estreando nesta Olimpíada

 

Tênis da Mizuno em collab com Masahiro Tanaka
Versão do tênis Mondo Control, da Mizuno, criada em parceria com ele

 

Tênis da Mizuno em collab com Masahiro Tanaka
Detalhes coloridos personalizáveis, com velcro

 

Tênis da Mizuno em collab com Masahiro Tanaka
Outros detalhes da collab

 

Allyson Felix, com a Athleta

A norte-americana Allyson Felix é a única representante do atletismo feminino com seis medalhas de ouro olímpicas para chamar de suas. Em sua quinta participação em uma Olimpíada, nos Jogos de Tóquio-2020 ela pode conquistar a sétima e se tornar a atleta mais premiada na modalidade.

Em sua primeira coleção para a marca Athleta, etiqueta esportiva que pertence à Gap, a atleta desenhou as peças junto com as designers da empresa. A primeira collab foi lançada em agosto de 2020 e a segunda, no último mês de junho.

“Em toda a minha carreira atlética, almejei criar uma linha de produtos para mulheres que as ajudasse a se sentirem confiantes e a verem seu valor”, afirmou Felix, em comunicado sobre a parceria. “Há mensagens nessas peças do Athleta que têm como objetivo inspirá-las e impulsioná-las.”

Allyson Felix usando peças de sua collab com a Athleta
Allyson Felix tem seis medalhas de ouro olímpicas no atletismo feminino

 

Collab de Allyson Felix com a Athleta
Aqui, Felix posa com peças de sua primeira collab com a Athleta

 

Collab de Allyson Felix com a Athleta
A marca pertence à Gap Inc.

 

Collab de Allyson Felix com a Athleta
Os produtos celebram as mulheres, segundo a atleta

 

Nyjah Huston, com a Privé Revaux

O jovem norte-americano Nyjah Huston, de 26 anos, é uma dos grandes nomes do skate atualmente. Além de deter o maior número de medalhas de rua nos X Games, três dos quatro últimos títulos mundiais da categoria esportiva são dele. Aproveitando a estreia do skate como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio, o astro skater criou uma coleção-cápsula de óculos em parceria com a marca Privé Revaux Eyewear.

A empresa de óculos, vale destacar, foi fundada por David Schottenstein (CEO da marca) em sociedade com o ator Jamie Foxx, a atriz Ashley Benson, e a atriz e cantora Hailee Steinfeld, em 2017. A label se destaca pelos preços acessíveis. Em comunicado, Huston comentou que descobriu a marca quando viu Foxx usando e, posteriormente, conheceu o proprietário. A partir daí, passou a criar a collab, que atrasou por causa da pandemia.

As armações foram desenvolvidas especialmente para permitir movimentos e manobras de skate sem que os óculos caiam do rosto e quebrem, situação que fazia Huston evitar usá-los. Na colaboração a paixão do skatista por Los Angeles, na Califórnia (EUA), inspirou três modelos de óculos nas cores preto e tartaruga, com opções de lentes em rosa, amarelo e azul.

Nyjah Huston
Nyjah Huston competirá no skate, esporte que está estreando nesta Olimpíada

 

Nyjah Huston em campanha da collab com a Privé Revaux
Ele lançou óculos em parceria com a Privé Revaux

 

Nyjah Huston em campanha da collab com a Privé Revaux
A marca de eyewear foi cofundada por Jamie Foxx, Ashley Benson e Hailee Steinfeld

 

Nyjah Huston em campanha da collab com a Privé Revaux
As armações foram desenvolvidas para ficarem firmes na cabeça

 

Caeleb Dressel, com a Speedo

Com duas medalhas de ouro olímpicas, o nadador de 24 anos competirá nos Jogos de Tóquio nas categorias de 50 metros livres e 100 metros livres. A marca Speedo, especializada em acessórios para natação, é patrocinadora de Caeleb Dressel e lançou uma coleção de peças de banho em parceria com ele no mês de março. Pensado para o verão no Hemisfério Norte, o lançamento incluiu sungas, bermudas, biquínis e maiôs.

A estamparia dos produtos foi inspirada nas próprias tatuagens do nadador, criadas pelo artista James Cumberland, com elementos botânicos e águias no estilo conhecido como old school. “Foi realmente especial trabalhar com a Speedo para criar uma linha que me representa dentro e fora da água. Minha personalidade e uma obra de arte são perfeitamente retratadas com essa linha”, comentou Dressel.

Caeleb Dressel
Este é o nadador Caeleb Dressel, dos Estados Unidos

 

Caeleb Dressel
Em março, ele lançou uma coleção de peças de banho em parceria com a Speedo

 

Caeleb Dressel x Speedo
As peças incluem sungas, biquínis, maiôs e bermudas de natação

 

Caeleb Dressel x Speedo
As estampas são inspiradas nas tatuagens do nadador, em estilo old school

 

Esta é a segunda vez que o Japão sedia os Jogos Olímpicos de Verão. A primeira foi em 1964. Além do skate, nesta edição tem a estreia de outros esportes: beisebol, caratê, escalada, softbol e surfe.

A próxima edição ocorrerá em Paris, na França, em 2024. Depois, a sede será Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Nessa quarta-feira (21/7), a cidade australiana de Brisbane foi confirmada como a sede dos jogos de 2032.


Colaborou Hebert Madeira

Mais lidas
Últimas notícias