Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Fique por dentro das novidades do segundo dia do SPFW 25 anos

A programação dessa quinta-feira (5/11) incluiu quatro marcas, o Projeto Ponto Firme e um minidocumentário sobre Alexandre Herchcovitch

atualizado 06/11/2020 16:20

SPFW 25 Anos - A.NiemeyerA.Niemeyer/Divulgação

Atemporalidade, funcionalidade e sustentabilidade são algumas das ideias que se destacaram entre as coleções exibidas no segundo dia do São Paulo Fashion Week 25 anos. Nessa quinta-feira (5/11), seguindo a proposta 100% digital da edição, as marcas Korshi 01, A.Niemeyer, Amir Slama, Another Place e o Projeto Ponto Firme exibiram seus novos trabalhos em fashion films, desfiles gravados ou uma mistura dos dois. O evento também exibiu um minidocumentário sobre vestidos icônicos da carreira de Alexandre Herchcovitch, que completará 50 anos de idade em 2021.

Vem comigo!

Giphy/A.Niemeyer/Reprodução

Korshi 01

A Korshi 01, de Pedro Korshi, desfilava pelo Projeto Estufa (iniciativa de novas marcas inovadoras do SPFW) e, agora, está no lineup oficial do evento. Desta vez, trazendo a Koleção 05, uma cápsula de 10 peças com diferentes possibilidades de uso, dando continuidade ao “armário inteligente” e versátil que a marca se propõe a oferecer. “Não tem nenhuma peça que passa despercebida nesse sentido”, comentou o designer após o desfile digital.

O compilado inclui pijamas, casacos, macacões e uma variedade que transita entre a alfaiataria urbana e um mood mais casual. Um suéter pode ser abotoado para se transformar em um vestido, assim como um short  pode se transformar em uma calça. Enquanto isso, uma bolsa vira um bucket hat em tamanho maxi, com buracos para os olhos. “É tudo uma questão da forma como você usa”, assegurou Pedro.

Em entrevista a Paulo Borges, diretor criativo do evento, o designer disse que prefere as apresentações digitais porque elas permitem mais liberdade para criar o universo da marca. Apesar disso, o fashion film da label também capta um pouco da magia dos desfiles, já que simula a correria de um backstage.

SPFW 25 Anos - Korshi 01
As peças da “koleção” 05 da Korshi 01 podem ser usadas de várias maneiras. A marca trabalha a funcionalidade do que chama de armário inteligente

 

SPFW 25 Anos - Korshi 01
O vestido pode ser usado de outras formas, de cima para baixo, assim como a bolsa…

 

SPFW 25 Anos - Korshi 01
… Que pode virar um bucket hat!

 

SPFW 25 Anos - Korshi 01
Encaixando os botões, o suéter se transforma em um vestido

 

SPFW 25 Anos - Korshi 01
O short pode virar uma calça! A coleção inteira traz 10 peças com múltiplas funcionalidades

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por São Paulo Fashion Week (@spfw) em

 

Ponto Firme

O Projeto Ponto Firme fez sua terceira participação no SPFW, ao mesmo tempo em que completa cinco anos de existência. Desta vez, por causa da suspensão das aulas na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey (Guarulhos, SP), provocada pela pandemia, a coleção foi produzida por três egressos colaboradores da iniciativa, em parceria com o estilista Gustavo Silvestre, responsável pelo projeto.

O novo trabalho se chama Eclipse + constelações e jangadas. Vestidos, trabalhados basicamente nas cores preto, branco e alaranjado, trazem texturas, camadas e rendas. Todas as peças são feitas 100% com upcycling, reaproveitando fios da Círculo S/A, bem como peças antigas recompradas e resíduos têxteis da marca NK Store, que fez uma parceria inédita com o Ponto Firme. O crochê, principal técnica trabalhada pelo projeto, ajuda a compor os produtos.

A NK Store, inclusive, vai fazer a primeira comercialização das criações do projeto. Coleções passadas não puderam ser vendidas por questões burocráticas e legais, já que o projeto tem finalidade educacional e as peças foram confeccionadas por detentos.

Os bastidores da coleção e o desfile foram exibidos em um vídeo com direção de Laura Artigas. Sobre a inspiração, o Ponto Firme informou que é baseada “nas relações de imagem entre eclipse, constelações e jangadas. O eclipse é uma referência à potência de dois astros, às suas luzes e também às suas sombras. A palavra eclipse também é usada em navegações e significa intervalo entre luz e escuridão, num farol de navegação”.

SPFW 25 Anos - Projeto Ponto Firme
Rendas em peças românticas e atemporais na nova coleção do Projeto Ponto Firme

 

SPFW 25 Anos - Projeto Ponto Firme
O trabalho da iniciativa gira em torno do crochê, que costuma ser feito por detentos. Desta vez, foi confeccionado por egressos que fazem parte do projeto, por causa da pandemia

 

SPFW 25 Anos - Projeto Ponto Firme
O trabalho foi feito 100% com upcycling

 

SPFW 25 Anos - Projeto Ponto Firme
Mais rendas e novas cores

 

SPFW 25 Anos - Projeto Ponto Firme
Produção cheia de estilo

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por São Paulo Fashion Week (@spfw) em

 

A.Niemeyer

A coleção Origem, da A.Niemeyer, é um retorno a tudo o que a marca priorizou em seus 14 anos de mercado. Os quatro pilares principais – atemporalidade, conforto, estilo e qualidade – se encontram em modelagens simples e confortáveis, que têm tudo a ver com o que o momento atual pede. Segundo a marca, a coleção foi feita com uma mistura de peças novas e antigas. O fashion film que apresenta o trabalho é de Hick Duarte.

Plissados acrescentam texturas às peças, que são amplas, mas ganham uma silhueta acinturada com o uso de amarrações e corseletes. Os bolsos e recortes dão um tom desconstruído. A paleta de cores trabalha muito com cores cruas e neutras, especialmente o branco, que acrescenta um quê tranquilo e relaxante, em alguns momentos intercalado com estampas de círculos ou quadrados. Tonalidades terrosas contribuem com a cartela natural proposta por Fernanda Niemeyer e Renata Alhadeff, diretoras criativas.

SPFW 25 Anos - A.Niemeyer
A coleção da A.Niemeyer se chama Origem e resgata os quatro pilares mais importantes nas criações da marca: atemporalidade, conforto, estilo e qualidade

 

SPFW 25 Anos - A.Niemeyer
O conforto foi muito priorizado no processo

 

SPFW 25 Anos - A.Niemeyer
As roupas são feitas a partir de peças antigas e novas

 

SPFW 25 Anos - A.Niemeyer
As cores terrosas dão um tom natural, que combina com o equilíbrio do branco

 

SPFW 25 Anos - A.Niemeyer
Texturas e modelagens atemporais

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por São Paulo Fashion Week (@spfw) em

Alexandre Herchcovitch, 50 anos, estilista

O minidocumentário celebra seis peças icônicas de um dos estilistas brasileiros mais importantes, Alexandre Herchcovitch, que completará 50 anos em 2021. Entre inspirações como Boy George, Marilyn Monroe, os anos 1950 e jacquards, o renomado designer explica detalhes sobre a construção dos vestidos marcantes.

Uma das histórias contadas no curta-metragem é a de um vestido de tricô que pesa 8 kg, feito por sua mãe. Em outro momento, Herchcovitch destrincha as ideias sobre um look que teria tudo pra ser leve e esvoaçante, mas ele quis deixar a obviedade de lado e acrescentou peso, por meio de correntes. Vale a pena conferir!

Amir Slama

Cores quentes conduzem a nova coleção de Amir Slama, que brinca com listras, blocos de cores, degradês e outras estampas veranis. O designer se aventura nas inspirações do Sol em seu resort 2021, ao mesmo tempo em que revê parte de sua trajetória no segmento beachwear. “Quando comecei a trabalhar com moda praia, ela era vista como um acessório, um complemento, e tivemos um trabalho muito duro de poder mostrar que a praia brasileira, esse lifestyle, é moda”, comentou o designer na live do SPFW.

A escolha das tonalidades reflete o calor dos dias ensolarados, assim como nuances de azul, em referência ao céu. Slama procura por sentimentos positivos e uma renovação diária nas peças. Quanto às formas cavadas, estilo asa delta, são resgates do fim dos anos 1970 e começo da década de 1980. A coleção foi produzida com tecidos e materiais reciclados, do próprio ateliê do designer, e apresentada em um desfile gravado.

 

Another Place

A Another Place faz uma reflexão sobre o período de isolamento social no vídeo Broken Promises for Broken Hearts (Promessas Quebradas para Corações Partidos, em tradução livre), com direção criativa de Rafael Nascimento. Somos capazes de viver sozinhos? Nos relacionaremos novamente? Esses devaneios cercam o personagem principal do curta-metragem, interpretado pelo ator Cadu Libonati, que entra em um carro na garagem do hotel Tivoli Morrafej, em São Paulo, e começa a ver e flertar com diferentes pessoas. Ao fim, descobre que tudo foi fruto da imaginação.

Todos os personagens exibidos vestem o streetwear moderno da marca, que traz peças de nylon e algodão com assimetrias, ao mesmo tempo em que resgatam algumas das criações mais marcantes de sua trajetória. Top croppeds, body segunda pele com uma estampa ácida e uma calça com fenda são alguns pontos altos da coleção, que também traz um toque de atemporalidade em algumas peças.

SPFW 25 Anos - Another Place
O ator Cadu Libonati (foto) protagoniza o vídeo da Another Place

 

SPFW 25 Anos - Another Place
Body segunda pele com estampa ácida

 

SPFW 25 Anos - Another Place
Peça com assimetria nos ombros

 

SPFW 25 Anos - Another Place
Camisa e calça com designs diferenciados

 

SPFW 25 Anos - Another Place
Top cropped e conjunto esportivo

 

 

Além das plataformas digitais do São Paulo Fashion Week, os conteúdos estão sendo exibidos em projeções noturnas de prédios da Avenida Paulista, sem falar nos painéis de LED que estão circulando por cinco regiões da cidade em caminhões e triciclos. O evento vai até este domingo (8/11) e ainda promete muitas novidades.


Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias