Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ilca Maria Estevão

O Ponto Firme: documentário detalha coleção de crochê criada por detentos

Dirigido por Laura Artigas, o filme mostra os bastidores da produção de peças desfiladas no São Paulo Fashion Week N45

21/10/2020 05:00, atualizado 21/10/2020 09:46
Marcelo Soubhia/Agência Fotosite
Passarela do projeto Ponto Firme no SPFW N45

Durante a 45ª edição do São Paulo Fashion Week, o Projeto Ponto Firme veio à tona. No evento, o público de moda nacional conheceu a iniciativa, idealizada pelo estilista Gustavo Silvestre, que ensina crochê para detentos em São Paulo. Todo o processo de produção da primeira coleção foi registrado e será revelado em um documentário, lançado no mês que vem.

Vem comigo!

Projeto Ponto Firme/BR153 Filmes/Reprodução

O Projeto Ponto Firme foi criado em 2015. Desde então, Gustavo Silvestre ministra workshops de crochê para homens sentenciados, dentro da Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos. O objetivo é gerar transformação. Por meio das aulas, os participantes caminham rumo à ressocialização e garantem remissão de pena.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Com roteiro e direção de Laura Artigas, o documentário O Ponto Firme foi produzido pela BR153 Filmes. Durante nove meses, o trabalho manual foi gravado e clicado. A fotografia é assinada por Freddy Leal, Karla da Costa e Felipe Bentivegna.

“Foi a experiência mais intensa e transformadora que já vivi. Quis trazer para o filme um registro fiel do que aconteceu lá, com o mínimo de interferência possível – em um clima meio slice of life – uma história bem demarcada em um espaço e em um período de tempo”, destacou a diretora, em entrevista ao portal FFW.

Danilo Sorrino/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDetento fazendo crochê, no Projeto Ponto Firme
O Projeto Ponto Firme nasceu em 2015
Karla da Costa/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDetentos fazendo crochê, no Projeto Ponto Firme
Detentos aprendem a fazer crochê
Danilo Sorrino/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDetento fazendo crochê, no Projeto Ponto Firme
O objetivo é proporcionar transformação social
Karla da Costa/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDetentos participantes do Projeto Ponto Firme
As aulas acontecem na Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (São Paulo)
Danilo Sorrino/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDetentos fazendo crochê, no Projeto Ponto Firme
Ao participar dos cursos, os presos garantem remissão de pena e ficam mais preparados para a ressocialização
Danilo Sorrino/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDetento fazendo crochê, no Projeto Ponto Firme
O trabalho manual é extremamente benéfico
Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDivulgação do documentário O Ponto Firme
Idealizador do Projeto Ponto Firme, Gustavo Silvestre coordenou o processo criativo
Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoDivulgação do documentário O Ponto Firme
Laura Artigas assinou o roteiro e a direção do filme

As gravações começaram em 2017. Apresentado em abril do ano seguinte, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, o compilado foi inspirado no dia a dia dos presos e no anseio por liberdade. O resultado é repleto de cores e texturas.

O fundador do São Paulo Fashion Week celebrou a participação. “Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design e o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, declarou Paulo Borges, na época.

Marcelo Soubhia/Agência FotositeDesfile do Projeto Ponto Firme no SPFW N45
A primeira coleção oficial do Projeto Ponto Firme deu origem ao filme
Marcelo Soubhia/Agência FotositeDesfile do Projeto Ponto Firme no SPFW N45
As peças foram apresentadas no São Paulo Fashion Week N45, no Parque Ibirapuera
Marcelo Soubhia/Agência FotositeDesfile do Projeto Ponto Firme no SPFW N45
O documentário O Ponto Firme será lançado em novembro, com pré-estreia durante o cronograma digital do SPFW N50
Danilo Sorrino/Projeto Ponto Firme/DivulgaçãoBanner do documentário O Ponto Firme
Vale conferir!

O filme será exibido no São Paulo Fashion Week N50, que acontecerá entre 4 e 8 de novembro. Contudo, é possível se inscrever digitalmente para assistir ao conteúdo previamente.

Neste ano, a semana de moda completa 25 anos. Devido à pandemia, a programação será inteiramente digital. Vale destacar que, anteriormente, a organização havia cancelado a edição N49, de abril, por causa do novo coronavírus.

“Chegamos a desenhar um formato híbrido, observando todos os protocolos de saúde, com uma estrutura física reduzida e restrição de público. Mas concluímos que seria inevitável a concentração de inúmeros profissionais que atuam nos bastidores dos desfiles e que, apesar de todos os cuidados, ficariam expostos a riscos”, informou o evento em comunicado, divulgado em setembro.

Assista ao trailer:

Colaborou Rebeca Ligabue