Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Covid-19: semanas de alta-costura e moda masculina são canceladas

Previstos para junho e julho, eventos franceses retornarão no próximo ano. Na Itália, projeto dedicado ao menswear foi adiado para setembro

atualizado 28/03/2020 12:25

Viktor & Rolf

Os impactos do novo coronavírus em todo o mundo são imensuráveis, inclusive na indústria fashion. Sem saber quando a propagação da doença e o distanciamento social chegarão ao fim, as instituições que organizam as semanas de moda de Paris e Milão resolveram cancelar ou adiar os próximos eventos, programados para junho e julho.

Nessa quinta-feira (26/03), a França registrou o maior número de mortos em decorrência da Covid-19 desde o início do surto. No total, foram contabilizadas cerca de 2 mil mortes no país. O clima de preocupação levou o presidente Emmanuel Macron a estender o bloqueio nacional por duas semanas.

Após a França registrar o maior número de mortos em um dia, Emmanuel Macron estendeu medidas de contenção até 15 de abril

 

Com isso, o conselho administrativo da Federação de Alta-Costura e Moda anunciou, na sexta-feira (27/03), que tanto a Semana de Moda Masculina de Paris, agendada para o período entre 23 e 28 de junho, quanto a Semana da Alta-Costura, planejada para começar no primeiro domingo de julho, estão canceladas.

“Em meio ao alastramento da epidemia da Covid-19 no mundo inteiro, decisões sérias são necessárias para garantir a segurança e a saúde das maisons, de seus funcionários e de todos que trabalham na nossa indústria. A Federação está trabalhando ativamente com seus membros para pensar em possíveis alternativas”, afirmou a organização em comunicado divulgado à imprensa.

Os dirigentes da Semana de Alta-costura tinham esperanças de conseguir realizar o evento, programado para julho…

 

loja da Adidas fechada
… porém, com as atividades industriais e comerciais paralisadas na capital francesa, muitas marcas não conseguiriam concluir as coleções

 

Com o cancelamento, o projeto só deve retornar em janeiro, com a temporada de primavera/verão 2021

 

A próxima edição traria a Balenciaga de volta à alta-costura, mas agora teremos que esperar um pouco mais para ver o retorno da grife espanhola ao segmento

 

Semana de Moda Masculina de Paris também foi prejudicada pela pandemia

 

A Câmara Nacional da Moda Italiana, por sua vez, adiou a Semana de Moda Masculina de Milão para setembro, sendo realizada com a Semana de Moda Feminina da cidade. No entanto, a instituição não pretende prejudicar a temporada de compras.

“Estamos cientes de que serão feitos grandes esforços para que as novas coleções estejam prontas até o meio do ano. Vamos iniciar uma campanha inovadora de vendas, envolvendo plataformas digitais e os 800 showrooms de Milão”, enfatiza comunicado disponibilizado nessa sexta-feira (27/03).

Profissional agachado, com a mão sobre a cabeça, sendo consolado por uma colega
Com a situação ainda delicada na Itália, o evento de moda masculina do país foi adiado

 

A previsão é que a Semana de Moda Masculina de Milão aconteça em setembro

 

Fábrica da Dior produz álcool em gel
Neste momento, o foco das grifes de luxo europeias é ajudar a população, gerando itens de proteção individual

 

Colaborou Danillo Costa 

Últimas notícias