metropoles.com

Brasília receberá a primeira guide shop da Amaro no Centro-Oeste

Neste semestre, a marca de moda e lifestyle digital abrirá uma de suas lojas inteligentes em um shopping da capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Amaro/Divulgação
Guide Shop da Amaro
1 de 1 Guide Shop da Amaro - Foto: Amaro/Divulgação

Comprar pela internet é muito prático, mas há quem não dispense a experiência das lojas físicas. A Amaro, marca de moda feminina e lifestyle, sabe muito bem disso. Apesar de concentrar as atividades no digital, a empresa investe nas chamadas guide shops, espaços onde as clientes podem experimentar e levar os produtos. Brasília receberá a primeira unidade do Centro-Oeste neste semestre, com previsão de abertura em maio, no ParkShopping. Atualmente, existem 17 dessas “lojas inteligentes”, espalhadas em sete cidades brasileiras.

Vem saber como funciona!

@amarogifs/Giphy/Reprodução

Conheça a Amaro

Nascida na internet com uma proposta inovadora, a Amaro foi lançada em 2012 e tem sede na capital paulista. Idealizador da etiqueta, o suíço Dominique Oliver (atual CEO) fundou a empresa com os sócios Lodovico Biroschi e Roberto Thiele. A empresa tem estratégia omnichannel e usa tecnologia e dados para criar peças alinhadas com as tendências do momento. Os preços também são um grande atrativo.

Os produtos podem ser adquiridos por meio do site, do aplicativo e das lojas inteligentes, chamadas guide shops. A primeira delas abriu as portas em 2015. Nesses espaços, a clientela pode experimentar as peças e finalizar as compras on-line, com ajuda de tablets e computadores. As compras podem ser levadas na hora, entregues em casa ou retiradas na loja, depois de alguns dias úteis. Devoluções também podem ser feitas nas guide shops, que reúnem o melhor da experiência física e digital.

Atualmente, existem lojas inteligentes da Amaro em São Paulo (capital), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Brasília receberá a primeira unidade do Centro-Oeste ainda neste semestre, algo que já estava nos planos desde 2019, como mostrou reportagem da Exame. Dois anos atrás, as lojas representavam 25% das vendas totais da Amaro.

Normalmente, as guide shops ocupam lojas de shoppings ou de rua. Além de possibilitarem o contato com os produtos, são uma oportunidade de fisgar clientes que transitam nesses lugares. Se gostarem das peças e da experiência, esses mesmos consumidores também podem passar a comprar pelo site.

Mulheres com peças da Amaro
A Amaro é uma marca de moda e lifestyle que já nasceu no digital, em 2012

 

Roupas, calçados e acessórios da Amaro
A fashiontech, que começou as atividades com a oferta de moda feminina, atua por meio do e-commerce, do aplicativo e das lojas inteligentes, chamadas de guide shops

 

Guide Shop da Amaro
A primeira guide shop do Centro-Oeste chegará a Brasília neste semestre, com previsão de abertura em maio, em um shopping da cidade

 

Guide Shop da Amaro
Nesses espaços, que proporcionam uma experiência diferente das lojas convencionais, a clientela pode experimentar os produtos

 

Guide Shop da Amaro
Depois de escolher as peças desejadas, as clientes podem comprá-las nos computadores ou tablets disponíveis nas lojas. Os produtos podem ser levados na hora, entregues em casa, ou retirados na guide shop depois de alguns dias úteis

 

Expansão e inovações

As operações da Amaro começaram com a oferta de moda feminina, incluindo roupas, calçados e acessórios. Durante a pandemia, a empresa passou a vender itens de moda de outras empresas e expandiu as categorias de produtos. Atualmente, a curadoria fashion reúne as marcas Linus, Haight, Clemence, Zerezes, Framed, Catarina Mina, Allmost Vintage e Pantys. Em junho do ano passado, o e-commerce ganhou uma seção de beleza e bem-estar, com maquiagem e produtos de skincare.

Já em dezembro, inaugurou uma linha para itens de casa, decoração e papelaria. Quando o assunto é moda, a tecnologia está envolvida em todos os processos, do design à entrega das mercadorias. Cerca de 10 mil novas peças são lançadas a cada ano, com design próprio. Todas as frentes de atuação da Amaro – site, aplicativo, guide shops ou redes sociais – coletam e compartilham dados dos consumidores, que refletem na criação dos produtos e no marketing.

As inovações não param por aí: a empresa desenvolveu a própria modelo virtual, já criou uma coleção baseada em dados genéticos de mulheres brasileiras, outra inspirada em peças criadas por jogadores de Animal Crossing: New Horizons e, em novembro, propôs um desafio para tiktokers cocriarem uma coleção-cápsula. O lançamento dessa última está previsto para fevereiro.

Estímulo à produção local e a ações sustentáveis também são destaques na atuação da Amaro. No início da pandemia, a etiqueta usou seus canais digitais para divulgar pequenos empreendedores e projetos sociais voltados a comunidades carentes, além de ter criado ações para impulsionar talentos negros durante o último mês da Consciência Negra. Em dezembro, o e-commerce foi eleito o melhor do Brasil na categoria de moda pelo júri de especialista do Prêmio iBest 2020, além de vencer o prêmio E-commerce Brasil 2020 na categoria de moda e acessórios.

Modelo em campanha da Amaro
Especializada em moda feminina, a Amaro oferece roupas, calçados e acessórios

 

Roupas, calçados e acessórios da Amaro
Na pandemia, o e-commerce expandiu as categorias de produtos e passou a vender também outras marcas

 

Produtos de beleza à venda na Amaro
Em junho, o site ganhou uma seção de beleza e bem-estar

 

Peças de decoração e casa
Já no fim do ano passado, o e-commerce passou a comercializar itens de casa, decoração e papelaria

 

modelo virtual
A tecnologia está presente em todos os processos da Amaro e influencia a criação dos produtos. Em 2020, a etiqueta apresentou sua própria modelo digital, a Mara

 

Novidades de 2021

A Amaro é uma entre mais de 20 operações que abrirão as portas no ParkShopping neste semestre. Outra etiqueta de moda feminina que iniciará atividades no mall é a marca brasiliense La Saison. O centro comercial receberá marcas de clean beauty, estética, ótica e gastronomia. Entre elas, Body Laser, Face2Face, Oculum, Sushi Fan, Johnny Joy e várias outras. No fim do ano passado, a joalheria Monte Claro abriu bem a tempo do Natal.

 

Atualização (01/02/2021, às 17h48): a reportagem foi alterada para acrescentar que, além da entrega em casa e da retirada em loja, as clientes poderão levar as mercadorias assim que efetuarem a compra no espaço.

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?