Igor Gadelha

Secretário de Lula diz que texto de Derrite é nova “PEC da Blindagem”

Secretário do Ministério da Justiça disse à coluna que parecer de Guilherme Derrite sobre “PL Antifacção” é a nova “PEC da Blindagem”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira
1 de 1 secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira reagiu, nesta segunda-feira (10/11), ao parecer do deputado Guilherme Derrite (PL-SP) sobre o PL Antifacção.

Em conversa com a coluna, Marivaldo classificou o texto relatado pelo secretário de Segurança Pública do governo Tarcísio de Freitas em São Paulo como a nova “PEC da Blingagem”.

Secretário de Lula diz que texto de Derrite é nova “PEC da Blindagem” - destaque galeria
4 imagens
Secretário Nacional para Assuntos Legislativos do MJ, Marivaldo Pereira
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Governo de São Paulo
Secretário comentou sobre segurança no âmbito federal
1 de 4

Secretário comentou sobre segurança no âmbito federal

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Secretário Nacional para Assuntos Legislativos do MJ, Marivaldo Pereira
2 de 4

Secretário Nacional para Assuntos Legislativos do MJ, Marivaldo Pereira

Breno Esaki/Especial Metrópoles
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
3 de 4

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Governo de São Paulo
4 de 4

Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Governo de São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles

O secretário da pasta chefiada por Ricardo Lewandowski também criticou pontos do projeto. Especialmente o trecho que restringe a atuação da Polícia Federal em investigações contra organizações criminosas nos estados.

O relatório de Derrite prevê que a PF só poderia entrar em investigações de organizações criminosas quando as apurações forem de alcance nacional e com uma autorização dos governadores.

“Hoje, a polícia não consulta ninguém para fazer essa atuação coordenada e cooperada, nem quando a investigação se dá com outros países. Hoje é polícia com polícia. Não passa pelo crivo do governo”, criticou Marivaldo.
“Com essa proposta, o relator está afastando a Polícia Federal das investigações das organizações criminosas. Ele está blindando a investigação cooperada. Ou seja, ele está submetendo as investigações a um critério político. Então, o governador vai dizer: ‘Não, essa investigação eu não quero’. Vamos pegar uma hipótese aqui: o governador não quer investigar milícia. Aí ele não provoca o Ministério da Justiça. Ou seja, é a PEC da Blindagem, a nova PEC da Blindagem. É o redesenho da PEC da Blindagem”, afirmou Pereira.

A escolha de Derrite

A escolha de Derrite como relator da proposta incomodou bastante o Palácio do Planalto. O próprio presidente Lula ligou diretamente para Hugo Motta (Republicanos-PB) a fim de reclamar da escolha.

De autoria do governo, o projeto está na pauta de votações do plenário da Câmara desta semana. A proposta foi enviada pelo Palácio do Planalto com regime de urgência constitucional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?