Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Petistas intensificam pressão para emplacar substituto de Dino

Após Senado aprovar indicação de Flávio Dino ao STF, parlamentares do PT articulam listas em apoio à indicação de advogado para Justiça

15/12/2023 02:00, atualizado 15/12/2023 07:09
Acervo pessoal
marco aurélio de carvalho

Após o Senado aprovar a indicação de Flávio Dino ao STF na quarta-feira (13/12), lideranças do PT intensificaram a ofensiva para que Lula escolha um quadro do partido para o Ministério da Justiça.

O nome que reúne maior apoio dentro da legenda hoje é o do advogado petista Marco Aurélio de Carvalho, amigo pessoal dele presidente e coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas.

Ao longo da quinta-feira (14/12), deputados estaduais e vereadores do PT de São Paulo e outros estados, como Piauí, começaram a articular listas e moções de apoio à indicação de Marco Aurélio para a Justiça.

O advogado também recebeu manifestações de apoio de integrantes da velha guarda do partido. Entre eles, do ex-ministro José Dirceu e do ex-deputado federal José Genoíno.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Advogado diz que apoia Lewandowski

Por ora, no entanto, Marco Aurélio tenta afastar as especulações. Em grupos de WhatsApp, o jurista tem demonstrado preferência por continuar na advocacia, onde atua há mais de duas décadas.

O advogado também já manifestou apoio à nomeação do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, considerado, atualmente, o favorito para ser escolhido por Lula para a Justiça.

Outro nome cotado para suceder Dino na pasta, além de Marco Aurélio e Lewandowski, é o do secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência, Wellington César Lima e Silva.