metropoles.com

Petistas intensificam pressão para emplacar substituto de Dino

Após Senado aprovar indicação de Flávio Dino ao STF, parlamentares do PT articulam listas em apoio à indicação de advogado para Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Acervo pessoal
marco aurélio de carvalho
1 de 1 marco aurélio de carvalho - Foto: Acervo pessoal

Após o Senado aprovar a indicação de Flávio Dino ao STF na quarta-feira (13/12), lideranças do PT intensificaram a ofensiva para que Lula escolha um quadro do partido para o Ministério da Justiça.

O nome que reúne maior apoio dentro da legenda hoje é o do advogado petista Marco Aurélio de Carvalho, amigo pessoal dele presidente e coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas.

Ao longo da quinta-feira (14/12), deputados estaduais e vereadores do PT de São Paulo e outros estados, como Piauí, começaram a articular listas e moções de apoio à indicação de Marco Aurélio para a Justiça.

O advogado também recebeu manifestações de apoio de integrantes da velha guarda do partido. Entre eles, do ex-ministro José Dirceu e do ex-deputado federal José Genoíno.

Advogado diz que apoia Lewandowski

Por ora, no entanto, Marco Aurélio tenta afastar as especulações. Em grupos de WhatsApp, o jurista tem demonstrado preferência por continuar na advocacia, onde atua há mais de duas décadas.

O advogado também já manifestou apoio à nomeação do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, considerado, atualmente, o favorito para ser escolhido por Lula para a Justiça.

Outro nome cotado para suceder Dino na pasta, além de Marco Aurélio e Lewandowski, é o do secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência, Wellington César Lima e Silva.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?