metropoles.com

O que Lula e o presidente de Cuba conversaram

Presidente Lula e presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, conversaram nesta terça-feira (24/1) após a cúpula da Celac, em Buenos Aires

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert
Lula teve uma reunião bilateral com presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel em Buenos Aires
1 de 1 Lula teve uma reunião bilateral com presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel em Buenos Aires - Foto: Ricardo Stuckert

Buenos Aires – O presidente Lula se reuniu nesta terça-feira (24/1), em Buenos Aires, na Argentina, com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Um dos principais assuntos do encontro foi a “normalização” das relações diplomáticas entre os dois países, esvaziadas durante o governo Bolsonaro.

Lula reforçou a Díaz-Canel que o Brasil voltará a condenar internacionalmente o embargo comercial, econômico e financeiro dos Estados Unidos a Cuba.

Área médica

Na conversa, os presidentes brasileiro e cubano também discutiram cooperação na área médica entre os dois países, sobretudo relacionado à produção de vacinas.

A possível retomada do programa “Mais Médicos”, com o intercâmbio de profissionais cubanos ao Brasil, não foi abordada na conversa, segundo o ex-chanceler Celso Amorim, que acompanhou a reunião bilateral.

Atual chefe da assessoria especial do petista, Amorim disse que Lula e Díaz-Canel também não abordaram a violação aos direitos humanos por parte do regime cubano. “Não é o papel do Brasil ficar fazendo repreensão”, disse o ex-chanceler.

Outras bilaterais

Além de Cuba, Lula teve outras três reuniões bilaterais. Uma delas com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, a quem o petista convidou para visitar o Brasil ainda em 2022.

Os outros dois encontros foram com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Qu Dongyu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações