Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

"O jogo virou": para aliados, é Motta que agora depende mais de Lula

Se até 2025 era Lula quem mais precisava de Hugo Motta para aprovar as pautas do governo, em 2026 é o deputado que precisa mais de Lula

06/02/2026 05:30
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
“O jogo virou”: para aliados, é Motta que agora depende mais de Lula

Deputados que estiveram no jantar oferecido por Lula aos líderes da Câmara, na quarta-feira (4/2), avaliam que o petista passou um recado velado ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre as eleições de outubro.

No encontro, Lula lembrou as “turbulências” da gestão Motta na Câmara e agradeceu pela aprovação de projetos prioritários para o governo. O petista afirmou ainda que o presidente da Casa pode contar com ele para o que precisar.

“O jogo virou”: para aliados, é Motta que agora depende mais de Lula - destaque galeria
3 imagens
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem feito acenos ao governo
Lula e Motta na abertura do Ano Judiciário do STF
1 de 3

Lula e Motta na abertura do Ano Judiciário do STF

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)
2 de 3

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem feito acenos ao governo
3 de 3

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem feito acenos ao governo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Na avaliação de líderes aliados a Motta, Lula quis passar a mensagem de que, apesar das dificuldades que enfrentou, conseguiu aprovar projetos importantes, como o que aumenta a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Nesse cenário, a leitura dos líderes é de o “jogo virou”. Se até 2025 era o governo que precisava mais de Motta para aprovar pautas de seu interesse, agora é o presidente da Câmara que passou a depender mais de Lula.

A dependência de Motta é eleitoral. O deputado vai disputar mais um mandato de deputado pela Paraíba e, se eleito, tentará se reeleger presidente da Câmara. Além disso, quer lançar seu pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, ao Senado.

Motta e seu pai têm forte base eleitoral no sertão da Paraíba. Mas aliados de ambos admitem que Nabor vai precisar do apoio de Lula se quiser vencer a disputa para o Senado, que deve ter outros nomes próximos ao petista como candidatos.

Nesse esforço para alavancar a candidatura do pai, aliados de Motta dizem que o deputado demonstra “boa vontade” em pautar projetos de interesse do governo em 2026, como a regulamentação dos motoristas de aplicativo e o fim da escala 6×1.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters