metropoles.com

Novos cargos dados por Lula ao União Brasil geram ciumeira na base

Lideranças do PSD, por exemplo, reclamam que, embora sejam mais fiéis a Lula que o União Brasil, são menos prestigiadas na divisão de cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Lula Pronasci
1 de 1 Lula Pronasci - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A decisão do Palácio do Planalto de dar mais cargos ao União Brasil no segundo escalão do governo Lula provocou uma ciumeira e irritação entre outros partidos da base.

Em conversas reservadas, partidos como o PSD de Gilberto Kassab reclamam que, embora sejam “mais fiéis” ao governo no Congresso Nacional que o União, estão sendo menos prestigiados.

A reclamação parte sobretudo da bancada na Câmara, que indicou o ministro do Pesca. O PSD comanda ainda os ministérios da Agricultura e de Minas Energia, mas os cargos estão com senadores.

Incomodados, parlamentares do PSD procuraram o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). A reunião aconteceu na noite da quarta-feira (15/3), no Planalto.

Deputados saíram do encontro esperançosos de que a situação deve mudar. Caso contrário, ameaçam mandar recados ao governo em votações no Congresso (leia-se votar contra propostas do governo).

Nos últimos dias, a imprensa noticiou que Lula decidiu entregar ao União novos cargos de diretoria em órgãos como a Codevasf, Correios e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?